Quarto montessoriano, um ambiente preparado para a autonomia da criança

0 279

O quarto montessoriano está na moda. É um dos ambientes preparados de uma casa Montessori. Popularizou-se a ideia original de ter os bebês dormindo ao nível do chão. Mas ter um colchão no chão ou uma cama casinha não transforma o quarto do seu filho em um espaço montessoriano. Para sê-lo, devemos preparar todo o ambiente para o movimento livre, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e da independência da criança.

Antes de continuar, recomendamos que você leia a publicação Como escolher uma cama casinha Montessori perfeita para seu filho. Você entenderá porque nem toda cama casinha está adequada aos princípios de Montessori, bem como compreenderá, portanto, que não basta colocar um colchão no chão para chamar todo o espaço de quarto montessoriano.

quarto montessoriano criatividade
@Pinterest

Nós estamos muito felizes de ter optado por um quarto montessoriano para Laura. Além de ser simples e muito mais econômico que os quartos tradicionais, aprendemos a colocar-nos no mesmo nível das crianças. Facilita a prática da escuta ativa e a comunicação entre pais e filhos. Também é uma forma de deixar de pensar apenas em nossa comodidade ao deixar de decorar com móveis altos e caros que, em curto prazo, se tornam obsoletos. Respeitando a criança, deixamos que, no seu ritmo, se torne um sujeito autônomo e independente.

Como deve ser a decoração de um quarto montessoriano?

quarto montessoriano como montar
@designrulz

1. Aproveite o espaço

Em Montessori, menos é mais. Não sobrecarregue os quartos infantis. O ideal é que o quarto seja um espaço de descanso, sem tantos estímulos como brinquedos. Se temos espaço em casa, montar uma play room em outro quarto seria o ideal. No nosso caso, o quarto teve que comportar também a estante de brinquedos. Se esse também é seu caso, opte por móveis que deixem o ambiente simples e limpo. Não se trata de aproveitar o espaço e colocar o máximo de móveis para armazenar coisas. O importante é que a criança tenha um espaço no quarto para brincar e desfrutar de seu quarto. Portanto, escolha apenas móveis imprescindíveis.

quarto montessoriano filho felipe simas
@Instagram – Felipe Simas

2. Cores cálidas e relaxantes

O entorno não deve ser sufocante para a criança. As cores do quarto devem transmitir a sensação de tranquilidade e de harmonia. Você nunca vai errar, se escolher cores claras e neutras. Para quem gosta de Feng Shui, sabe bem que a cor do quarto influencia na qualidade de sono da criança. Por exemplo, crianças dormem pior em quartos amarelos. Podem dormir melhor em espaços com tons branco.

quarto montessoriano moveis 01
@Pinterest

3. Móveis adaptados à criança

Tanto guarda-roupa como estantes para brinquedos devem estar ao alcance da criança. No caso do guarda-roupa, antes tínhamos um todo aberto, sem portas. Mas não vimos muito prático. Laura adorava tirar todas as roupas das gavetas. Era muito trabalho estar dobrando todos os dias as peças de roupa. Optamos, então por um guarda-roupa à sua altura, mas com portas. Ela mesma consegue abrir e manejar suas roupas.

quarto montessoriano guarda-roupa
@Pinterest

A estante de brinquedos deve ser aberta para que a criança possa manejar suas coisas como quiser. No lugar de grandes caixas de brinquedos desordenados, é comum a organização em bandejas e cestas. Dedicamos uma publicação sobre como organizar os brinquedos das crianças no estilo Montessori.

4. Cama sem barra

As camas estão ao nível do chão. Não devem levar kit cama montessoriana que impeçam o movimento livre da criança e aumente, assim, a dependência de seus pais. As crianças devem ser capazes de se levantar e se deitar sem ajuda. Você pode optar por um colchão no chão, uma cama ou um berço rente ao chão. Depende, na realidade, da idade da criança.

quarto montessoriano cama no chao
@Pinterest

Nós optamos por um berço adaptado ao método Montessori. Ele possui três barras laterais, deixando uma livre para que o bebê tenha autonomia. Nossa filha passou a dormir em seu quarto, de fato, aos 18 meses. O bebê pode estar no quarto montessoriano desde que nasce, mas, se você já nos lê há um tempo, também adotamos a Criação com Apego. Estou convencida de que, ao nascer, o melhor para minha filha era a cama compartilhada, para que pudesse melhor atender às suas necessidades. O berço de três barras era o mesmo que acoplava à nossa cama, para que Laura dormisse em nosso quarto. Quando tenha 3 anos, mudaremos a uma cama casinha.

5. Chão seguro

No quarto montessoriano, é importante que o chão seja cálido e seguro para que a criança possa caminhar e brincar descalço quando deseje. Um tapete grande e seguro pode ser uma solução para casas com pisos frios. Além disso, são importantes para amortecer quedas.

quarto montessoriano tapete

Em nossa casa, até os 18 meses, o quarto da Laura contava com um tapete da Skip hop. Excelente porque favorece o caminhar, ao mesmo tempo em que evita que a criança sofra alguma lesão quando cai. Agora já passamos a um tapete normal.

6. Decore as paredes com lâminas

As lâminas devem estar à altura da criança, para que possa observá-las. Sempre que não seja excessivo, o uso das imagens estimula a criatividade e sua capacidade de observação. Além disso, dá personalidade ao espaço e cria um ambiente mais agradável e estimular a apreciação artística.

quarto montessoriano laminas

No quarto de Laura, optamos por decorar com pinturas feitas por ela mesma. Algumas emolduradas e outras são apenas uma grande lâmina, como a que realizou em uma atividade para bebês em um museu.

7. Coloque um espelho para que a criança possa se ver

Enquanto Laura não dormia em seu quarto, esse se tornou uma espécie de play room. Os espelhos estavam à sua altura para que pudesse se observar. Ainda continuam lá. Agora mesmo são uma espécie de papel de parede. Ela sempre se dá tchau.

Caso o bebê esteja começando a andar, junto ao espelho é recomendado o uso de barra, para que facilite o estar de pé. Nós não a utilizamos em casa.

quarto montessoriano espelho

8. Cantinho de leitura

Esse espaço também é muito importante. Desde bebês as crianças devem ser expostas aos livros. Essa é uma maneira bastante efetiva de fomentar o gosto pela leitura. No quarto Laura tem uma zona de leitura que se compõe, atualmente, de uma cadeira, estantes para livros e uma casinha de boneca, que, em conjunto, propiciam a contação de histórias.

quarto montessori cantinho de leitura

9. Selecione inteligentemente os brinquedos

Os brinquedos são elementos muito importantes no desenvolvimento e aprendizado da criança. Devem ser seguros e adequados a cada idade. E, claro, devem estar ao alcance das crianças para brincar quando quiserem. O ideal é que os brinquedos sejam simples, feitos com materiais naturais, que estimulem a fantasia realmente.

armario de guardar brinquedos 08

10. Assegure-se de que cada coisa tenha um lugar e esteja organizado

Um ambiente preparado organizado ajuda a criança a desenvolver a concentração. Se damos a ela uma espaço ordenado, entenderá que tudo respeita uma ordem, que cada coisa tem um lugar. Assim, damo-lhes segurança e estabilidade. Não se trata de desenvolver uma obsessão pela ordem, mas ter pontos de referência para que a criança possa se orientar e, dessa forma, dar sentido ao mundo infantil.

nosso quarto montessori

Algumas ideias inspiradoras

Demos um giro pela internet e encontramos algumas ideias inspiradoras de quartos montessorianos.

Quarto montessoriano simples

Quarto com as características básicas de um quarto montessoriano feito com elementos baratos, mas que, ao mesmo tempo, são muito efetivos. Não há uma preocupação com a estética em si, mas sim com a funcionalidade.

Quarto montessoriano para bebê de 0 a 2 anos

A primeira infância é a que mais se aproveita dos benefícios de um quarto montessoriano. Portanto, preparar o espaço para que possa explorar o entorno é uma forma de permitir-lhe dar sentido à sua existência no mundo, a partir de experiências enriquecedoras.

Quarto montessoriano infantil

Para as crianças a partir de 2 anos, o quarto montessoriano vai sofrendo mudanças. A cama pode continuar ao nível do chão, mas já pode ganhar pequenas patas. O importante é que a caminha montessoriana seja infantil e favoreça a autonomia da criança.

Também, o espelho passa a ser vertical e tem menos protagonismo. O guarda-roupa pode ser trocado por um maior ou pode-se optar por um cabideiro. Enquanto à estante, é possível que sejam necessários mais módulos para armazenar os brinquedos. Ainda, havendo espaço, o quarto pode ganhar mesa com cadeiras para as atividades e elementos decorativos, como uma bonita cabana para o cantinho de leitura.

Quarto montessoriano menina

Aqui o único que varia é a tonalidade das paredes e os objetos decorativos, tendendo ao universo feminino.

Quarto montessoriano menino

E, para os meninos, sempre os toques azul, amarelo, verde. Mas fiquem de olho no branco e preto, o estilo nórdico tem chegado com tudo quando a questão é a decoração montessori.

Quarto montessoriano para irmãos

O método montessori também pode ser aplicado ao quarto de irmãos, gêmeos ou não. Basta combinar as camas ao nível do chão ou colocar um beliche montessoriano.

>> Na nossa web você encontra muitas dicas de como montar uma casa Montessori com ambientes preparados para fomentar a autonomia das crianças.

tudo-sobre-casa-montessori

você pode gostar também

Comentários

Loading...