O quebra-cabeça é um jogo muito importante para o desenvolvimento de muitas habilidades mentais da criança. Auxilia no desenvolvimento de habilidades cognitivas, na resolução de problemas, da coordenação motora, da coordenação mão-olho. Além disso, quando jogado junto com outras crianças ou adultos, fomenta a cooperação, a empatia e o respeito aos turnos. Isso sem contar com a autoestima.

Laura tem 28 meses de idade e, por aqui, chegamos ao quebra-cabeça de 15 peças. Ela já fez e refez, por várias vezes, os quebra-cabeças básicos de madeira, de 2, 4, 6 e 9 peças. Agora introduzimos o de 15 peças. O jogo que usamos é o quebra-cabeça da Turma da Mônica da Xalingo.

 quebra-cabeca de 15 cabecas 02

quebra-cabeca de 15 cabecas 05

A caixa do jogo vem com 2 quebra-cabeças com 15 peças cada. Para introduzir o jogo, eu apresentei um de cada vez. Deixei que visse o quebra-cabeça montado. Lemos a imagem do jogo. Eu perguntava o que via desenhado. Conversamos um pouco sobre a cena e depois deixei que a pequena desfizesse o jogo e embaralhasse as peças.

quebra-cabeca de 15 cabecas 01

quebra-cabeca de 15 cabecas 03

No início é um pouco difícil. Principalmente nas duas primeiras vezes, ajudei com os três primeiros encaixes, perguntando-lhe onde estava a peça que poderia encaixar, perfeitamente, na outra. Depois, acompanhei em silêncio e deixei que fosse explorando o jogo.

Como pais, é preciso ter paciência. Laura é capaz de pegar uma única peça e tentar encaixa-la de todas as formas até se dar conta do lugar exato que ocupa no quebra-cabeça. E isso ocorre, sobretudo, com as primeiras peças. Uma vez já tenha encaixado a metade, aproximadamente, pega o ritmo e faz tudo mais rápido.

quebra-cabeca de 15 cabecas 07

O mais importante é seguir o ritmo da criança. Quando ao jogo, é uma boa opção para crianças a partir dos 2 anos e meio. E até antes se o seu filho já monta quebra-cabeças há algum tempo. É preciso respeitar o ritmo e o tempo de cada criança.

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *