Desenvolvimento infantilSER PAIS

Rapidinhas sobre bilinguismo infantil

bilinguismo infantil

Veja respostas às dúvidas frequentes ao tema bilinguismo infantil. Muitos pais se perguntam quando introduzir uma segunda língua, se há atraso na compreensão de um ou outro idioma…  A neuropediatra Luciane Baratelli fez um post excelente, em seu perfil na rede Instagram, respondendo tudo isso.

Bilinguismo causa atraso na fala?

Não! Mas crianças bilíngues também podem ter atraso na fala! É importante somar o vocabulário que a criança tem nas DUAS línguas. Senão pode dar uma falsa impressão de que ele é reduzido.

Precisa esperar a criança aprender uma língua para depois introduzir outra?

Não! Ela pode ser exposta desde o nascimento a duas línguas. No início pode misturar as duas, é normal, com o tempo aprende a diferenciar.

Meu filho tem autismo, não fala nada e o pai dele só conversa em alemão. Isso pode estar atrapalhando?

A principio não tem nada que comprove que atrapalhe. Mas não há um consenso bem definido sobre como agir nesses casos. O ideal é avaliar individualmente.

Quais as vantagens de se introduzir um segundo idioma ainda na infância?

O principal é a facilidade no aprendizado. Devido a janela de oportunidade natural das crianças pequenas, elas são capazes de aprender qualquer língua apenas estando expostas a elas. Diferente dos adultos. Estudos mostram também melhoras em outros aspectos cognitivos.

Quantas horas por dia são necessárias para que a criança aprenda uma segunda língua efetivamente?

Não existe consenso, mas precisa ser uma imersão maciça! Uma horinha por dia na escola dificilmente fará com que a criança fique fluente em um idioma. O que não quer dizer que essa horinha não tenha nenhum benefício.

* Texto de Luciane Baratelli, neuropediatra (@neurosemneura)

Desenvolvimento Infantil

Ler sobre o desenvolvimento infantil permitirá você compreender melhor seu filho e, dessa forma, ajuda-lo desde o respeito e o amor, sem gritos nem castigos. Visite nossa seção:

Posts relacionados

Sinais de alerta no desenvolvimento da linguagem

Aprender a esperar: a grande lição da maternidade consciente

Analogia do iceberg para entender o comportamento infantil

O Caracol - jogo de dedos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *