Criação com ApegoDesenvolvimento infantilDisciplina PositivaEducação EmocionalSER PAIS

Seu bebê vai fazer 2 anos? Prepare-se para isto!

bebe vai fazer 2 anos

O segundo ano da criança é uma etapa muito bonita. Esse período entre os dois e três anos é a fase da busca da autonomia. A psicomotricidade das crianças da um salto gigante, bem como sua socialização. Cada vez mais, precisam do contato com outras crianças. Também notamos uma explosão na linguagem. São capazes de formar frases complexas e elaborar um pensamento sobre as coisas mais simples.

Esse momento de afirmação como sujeito no mundo pode trazer muita dor de cabeça para muitos pais. Isso porque a criança não consegue controlar suas emoções. Especialmente a frustração, a ira, a raiva podem acabar ocasionando verdadeiros momentos de “terror” na rua, na chuva, na fazenda, ou numa casinha de sapê.

Se as crianças não sabem lidar com seus sentimentos e emoções e isso acaba ocasionando birras homéricas, cabe a nós adultos aprendermos a lidar com a situação para conseguirmos ajuda-lo a expressar-se adequadamente. E, sim, é possível fazê-lo sem gritos ou castigos. No nosso blog mesmo contamos em outras publicações que estratégias podem nos ser úteis. Convido a que visitem a nossa seção de Disciplina Positiva. No mais, prepare-se para o que você vai vivenciar nos 2 anos da criança!

Nos 2 anos, a criança se expressa assim!

Eu quero

Chegará com decisões próprias bem defendidas, gostos e convicções, como se fosse um pequeno adulto. No entanto, ainda não terá a maturidade para enfrentar as coisas da melhor maneira.

Eu sozinha

Exigem mais independência, mas, ao mesmo tempo, continuam muito colados na mamãe e no papai.

Tudo é meu

Socialmente será mais desenvolto com outras pessoas. Começará a notar que tem gente favorita e que não gosta de dividi-los. Tampouco gosta de compartilhar seus brinquedos e suas coisas. Mas isso é completamente normal.

Eu faço

Suas habilidades motoras estarão mais desenvolvidas: será capaz de caminhar com segurança, subir escadas com apoio e trepar. É tempo de fazer mais seguros as gavetas e os móveis a fim de evitar acidentes.

Mãe, sabão para lavar a “pequereta”

Saberá reconhecer as partes de seu corpo e imitar ações cotidianas como lavar os dentes, pentear ou falar ao telefone.

Mãe, quero fazer xixi…

Começará a recordar as letras das canções e será capaz de completa-las, contar até 3; e a mais esperada, avisar para ir ao banheiro. É, nesta etapa, quando se inicia o controle de esfínteres.

Desenvolvimento Infantil

Ler sobre o desenvolvimento infantil permitirá você compreender melhor seu filho e, dessa forma, ajuda-lo desde o respeito e o amor, sem gritos nem castigos. Visite nossa seção:

Posts relacionados

O que uma criança de 2 anos pode fazer sozinha?

Descascar e cortar banana - atividade de vida prática

O que é capaz de fazer uma criança de 2 anos?

Como fomentar a autonomia em casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *