Criação com ApegoSER PAIS

Sono seguro é sono perto dos pais

sono seguro do bebe

Sono seguro é sono perto dos pais. E não é recomendação aleatória de “pediatra natureba”. A Academia Americana de Pediatria (AAP) lançou em 2016 um documento de orientações sobro o sono dos bebês. E o fato relevante é que bebê sozinho no quarto não é seguro.

Preste atenção nas dicas: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1- Coloque bebê de barriga para cima sempre. Se ele se vira sozinho, deixe assumir a posição que quiser. O refluxo não indica outra posição e nem almofadas ou rampas. Apenas alterações anatômicas específicas podem alterar esta indicação. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀

2- Use colchão firme, lençol justo, sem coberta, sem protetor de berço, sem almofadas ou travesseiros, sem rolinhos e sem móbiles. Tudo isso pode sufocar ou machucar. Cuidado onde coloca a babá eletrônica. Fios podem enforcar o bebê.

3- Aleitamento materno protege muito. Se exclusivo mais ainda, entretanto qualquer quantia é protetiva.🤱 4- Dormir no quarto dos pais até 1 ano de vida ou mínimo de 6 meses protege em 50% morte súbida. A AAP não recomenda cama compartilhada. Mas falamos disso depois.

4- Use roupas de acordo com a temperatura da noite. Nem apertadas e nem largas demais. Boa opção são os sacos de dormir. Jamais cobertas. Agasalhar em excesso os bebês pode levar a morte súbita.

5- Fumar na gestação ou mesmo que fumo passivo posterior, é risco.

6- Álcool e drogas ilícitas antes e após gestação oferecem risco.

7- Fazer pré natal é protetivo.

8- Manter vacinação da criança em dia é protetivo.

9- Dispositivos que monitoram apnéia ou oxigênio não são recomendados.

10- Usar swaddle é controverso mas se usar, apenas até a criança dar sinais de que vai aprender a rolar.

Pulei a parte da recomendação do uso da chupeta porque é assunto para um post inteiro. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quem diria, pediatra atualizado tem que recomendar que o bebê durma no quarto dos país. Independência fica para adultos ou para Dom Pedro. CRIANÇA precisa mesmo é de depender e ser acolhida na sua fragilidade.

* Texto de Dra. Mariele Rios, pediatra (@umamaepediatra)

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

Estou grávida. Como me preparar para o sono do bebê?

Pais perdem até 700 horas de sono nos primeiros 12 meses de vida do bebê

Como cultivar a autoestima de uma criança?

Cama compartilhada não precisa ser na cama dos pais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *