Tapete de atividades sensoriais no estilo Montessori

0 5.627

O tapete de atividades sensoriais dispõe de uma série de elementos que servem para a criança brincar ao mesmo tempo em que desenvolve os sentidos, em especial do tato. Com mãos e pés, ela pode sentir as diferentes texturas, materiais e formas. Por ser uma atividade sensorial, é adotada nos lares montessorianos. Além de funcional, é fácil de fazer, já que podemos utilizar materiais reciclados que temos em casa mesmo.

Benefícios do tapete sensorial

Como se trata de um jogo sensorial, o tapete de atividades trabalha diferentes aspectos do desenvolvimento da criança. Dentre seus benefícios estão:

  • Desenvolvimento da coordenação motora e fina.
  • Reconhecer o contato com novas texturas.
  • Animar a autonomia de movimento no entorno.
  • Tomada de decisões.
  • Explorar o tato e a vista.

Como fazer um tapete de atividades sensoriais

Materiais necessários

O que pode colocar em um tapete de atividades sensoriais? Uma gama muito variada de objetos. Depende do que você tenha em casa sobrando. Dentre os materiais possíveis, sugerimos: algodão, papel de lixa, botões, espuma, goma Eva, paus de madeira, objetos de plástico, papel com distintas texturas…

A base para colar o material pode ser papel cartão, caixas de papelão ou um tecido grosso e firme para evitar escorregões. O tapete de atividades sensoriais pode ser temático. Por exemplo, sobre o outono, com elementos da natureza que fazem referência à estação. Ou os materiais dispostos podem ser aleatórios. O importante é cuidar a estética e a organização dos materiais apresentados.

Passo a passo

Não há muita dificuldade aqui. Se você já viu como fazer um painel de atividades, sabe que é muito simples e fácil. Estabeleça o tamanho do tapete, tendo em conta o espaço disponível. Disponha sobre ele os materiais para exploração sensorial. Cole-os na base.

Por se tratar de uma atividade sensorial, a criança deve explorá-la livremente, sem intervenção de um adulto. Não a incite a provar uma ou outra textura, ou para experimentar com os pés ou com as mãos. Deixe que ela mesma coloque à prova seus sentidos como desejar.

Inspire-se!

Veja alguns tapetes sensoriais e inspire-se para fazer um para seu filho!

>> Descubra mais:

atividades sensoriais para bebes montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.