Toda ação tem uma consequência

A forma como nos comportamos influencia a conduta de nossos filhos

0 442

O que você vê na imagem abaixo? Três mães, não é mesmo? Cada qual com seu filho. A conduta da mãe, reflete o comportamento do filho. Ou seja, toda ação tem uma consequência. Sobre isso aborda Valeria Razzi, psicóloga em uma reflexão que compartilho com vocês nesta publicação.

toda acao tem uma consequencia 1

Toda ação tem uma consequência

Quando vi esta imagem, o primeiro que pensei foi em na frase que coloquei: “toda ação tem uma consequência”. Quero que a vejam com atenção e me digam: que observam? De onde vem o comportamento da criança? E seus sentimentos em quais pensamentos encontram sua raiz? Uma criança que é, constantemente, criticada pode chegar a aceitar seus erros?

Nós, adultos, nem sempre temos a razão, mas também é certo que carregamos uma história pessoal e ensinamos nossos filhos desde esse ponto. Temos muitos acertos, mas também muitas falhas, que se não nos damos conta a tempo, podem fazer muito mal às crianças.

A maternidade e a paternidade não são perfeitas, não há uma receita. Mas precisamos sempre explorar a eficácia de nossos métodos.

Uma criança que é constantemente premiada com objetos materiais ou com doces, está totalmente desconectada com suas emoções. Há vezes em que alguns pais usam esses recursos para “tranquilizar” as crianças, mandando-lhes uma mensagem de: “melhor ficar em silêncio, por favor”. E, certamente, acabam se tornando crianças demandantes, carentes de empatia.

Uma criança que é compreendida, escutada e educada com inteligência emocional, está fortemente conectada com suas emoções e a relação com seus pais é harmônica.

Por isso, papai e mamãe, sempre avaliem suas ações. Só assim poderão entender muitos dos comportamentos de seus filhos.

* Texto de Valeria Razzi, psicóloga. IG @nubepsicologica

Inteligência Emocional

Na seção Inteligência Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do autocontrole emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.