torre de aneis para empilhar 08

A torre de aneis para empilhar foi um dos primeiros brinquedos da Laura. Ainda não tinha completado 1 ano quando esse jogo chegou à nossa casa. Parecia um produto que teria apenas um uso, mas como é múltiplo de possibilidades. Neste post explico porque vale a pena ter esse brinquedo em casa.

Em geral, a torre de aneis para empilhar pode ser usada pela criança desde os 6 meses, quando já pega os objetos e os explora. Não, realmente um bebê dessa idade não conseguirá encaixar os aneis na haste, empilhando-os. E não se trata disso. Se trata de aproveitar os aneis para fazer, por exemplo, um cesto dos tesouros. Ao disponibilizar os aneis, a criança poderá explorar sua forma. E, caso os leve à boca, não há nenhum problema.

Já, a partir dos 12 meses, mais ou menos, o bebê se torna capaz de encaixar os aneis na haste com mais destreza. Com o tempo, cada vez mais, se torna mais ágil. É aí quando cumpre melhor o objetivo primário do jogo: empilhar os aneis, utilizando a haste como suporte para uni-los.

Mas não para por aí! A torre de aneis para empilhar, é um jogo muito interessante para trabalhar conceitos matemáticos, como “grande, pequeno, o maior, o menor”. A partir dos 2 anos e meio, a criança se torna capaz de diferenciar, com mais facilidade, os objetos, empilhando-os em uma ordem lógica (do maior ao menor, por exemplo).

Daí que seja interessante ter esse brinquedo em casa, dadas suas possibilidades de uso nas distintas fases da infância. Com certeza, é esse um material que ainda estará muito presente nos próximos anos da Laura, de diferentes maneiras.

torre de aneis para empilhar 04

Leia também:

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Pinos coloridos para trabalhar tamanho (grande e pequeno)

Sistema solar em miniatura

Quebra-cabeça de dinossauros

Por que não comprar um Play Doh dino-ferramentas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *