Torre rosa, o material ícone do método Montessori

0 405

A torre rosa é o material estrela do método Montessori. É provável que seja o mais conhecido e, por isso, o mais vendido. Trata-se de dez cubos de madeira pintados na cor rosa, com tamanho decrescente de 10 cm de comprimento a 1 cm de comprimento. A relação do cubo menor ao maior é de 1 a 1.000.

Objetivos da torre rosa?

O ponto de interesse da torre rosa é o momento em que está construída. A criança deve finaliza-la colocando o menor cubo de todos no topo. Há o controle de erro, quando a torre cai. Ou ainda, ao não seguir a ordem dos tamanhos, a criança percebe a falta de harmonia no conjunto.

Dentre os objetivos diretos estão a discriminação visual e a kinestésica de dimensão. E, entre os indiretos, podemos mencionar a preparação para a mente matemática, a introdução ao sistema métrico (1 litro ou 1.000 centímetros cúbicos), a criatividade e a noção de espaço.

Como apresentar a torre rosa à criança?

O guia convida a criança: “Vou lhe mostrar como trabalhamos com este material”. O guia começa a levar ao tapete, um a um dos cubos que são transferidos com ambas mãos, desde o menor ao maior, deixando-os, desordenadamente, na metade do tapete. Ele diz à criança que há um espaço de caos e outro de ordem.

Começa a ordenar desde o maior ao menor, na zona ordenada. Realiza-se com uma mão.

Coloque as duas mãos no menor e vá deslizando para baixo. Convide a criança: “Toque-a!”

Desarme novamente a torre, um a um, e coloque o cubo maior no espaço ordenado. Convide a criança a que continue: “Agora você!”

Tenha claro não corrigir nada. A criança, pelo controle de erro, perceberá a desarmonia no conjunto.

O guia pega um cubo e, indicando com os dedos, da os nomes deste: “Isso é a frente, o vértice, a borda” (

Vale a pena ter em casa?

Sim e com certeza. Esse é um material montessori indicado a partir dos 2-3 anos. Além de bonito, como já mencionado, é o ícone do método. Permite trabalhar uma série de coisas com as crianças. Sabemos que, no mercado, há uma variedade imensa de brinquedos para empilhar. Nós mesmos temos em casa ao menos 3 ou 4 para empilhar.

Em geral, os brinquedos não trazem proporções corretas entre as peças, o que pode chegar a não cumprir objetivos ímpares no processo de desenvolvimento da criança. Não se trata de demonizar, pois, como dito, nós também temos em casa brinquedos de empilhar. No entanto, e deve estar claro, a caixa rosa oferece outras possibilidades de uso e cumpre uns objetivos muito claros no processo de aprendizagem da criança.

Em breve começaremos a usar a torre rosa. Já mostraremos por aqui, em novas publicações, como podemos trabalha-la com a criança e quais seus benefícios em cada uma de suas variações.

Variações do uso da torre rosa

  • Montar a torre com os olhos fechados.
  • Objeto falante: a criança fecha os olhos e se tira um cubo da torre. Qual falta?
  • Montar a torre na horizontal, da esquerda para a direita, do menor para o maior e vice-versa.
  • Realizar construções com a torre.

Onde comprar a torre rosa?

Indicamos a torre rosa da Smirna, empresa especializada na produção de materiais educativos e brinquedos montessorianos.

Torre Rosa >> COMPRAR

torre rosa montessori material

Loja Montessori

Veja em nossa web, indicações de materiais montessori que são úteis para ter em casa e colocar em prática o método com nossos filhos. Ao compra-los, oferecemos a nossos filhos uma forma única de compreender o mundo.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.