Atividades EducativasAtividades montessorianasMétodo MontessoriSER CRIANÇA

Transferência de líquido com conta-gotas

transferencia de liquido com conta gotas 01

Uma das atividades montessorianas que podemos oferecer a nossos filhos, a partir dos 18 meses (sempre que estejam preparados) é a transferência de líquido com conta-gotas. A sua preparação é super fácil e simples de fazer. O que a criança aprende manipulando o conta-gotas é único e inestimável para seu desenvolvimento.

Quanto ao preparo da atividade, basta ter duas pequenas vasilhas (plástico, vidro, bambu…) e um conta-gotas. Em uma bandeja, coloque as duas vasilhas, uma vazia e a outra com água. Ao lado um conta-gotas. A criança deve transferir o líquido de um recipiente a outro usando o conta-gotas.

Para que a criança tenha a atenção no que está fazendo, você pode tingir a água com corante alimentício. Isso, contudo, não é uma regra. Basta ter o líquido (água) em si para que a criança pratique. Se você lhe oferecer essa atividade e seu filho não demonstrar interesse, não insista. Recolha tudo e volte a oferecer em outra ocasião.

O que a criança aprende com a transferência de líquido com conta-gotas?

Pois, na ação de usar o conta-gotas, a criança trabalha a coordenação motora fina. Fortalece os dedos e a mão, o que lhe preparará para o uso da tesoura e o processo de escrita. Treina o movimento de apertar e soltar o conta-gotas. Aprende sobre volume, cheio e vazio…

Enfim, é uma atividade que pode ser feita uma e outra vez, de diferentes formas, usando distintos recipientes, líquidos diferentes, em momentos distintos da infância. Ah, e é normal se seu filho, no final, optar por fazer a transferência da forma mais simples, passando todo o líquido de um recipiente a outro diretamente, sem uso do conta-gotas.

transferencia de liquido com conta gotas 06

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Arranjo floral de inverno - Vida prática

Limites segundo Montessori

Montessoriando durante a viagem de avião

Por que deixar a criança cozinhar junto com você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *