Atividades montessorianasAtividades para Educação InfantilEducação InfantilMétodo MontessoriSER CRIANÇA

10 atividades para estimular o bebê segundo o método Montessori

atividades para estimular o bebe

Não há dúvidas: a criança começa seu aprendizado real desde o seu nascimento. É no lar seu primeiro espaço para explorar o novo mundo. E os pais são os principais educadores. Nesse processo, podemos acompanhar nossos filhos para que se tornem sujeitos independentes e possam tomar suas próprias decisões ao facilitar-lhes o ambiente adequado para que possam se desenvolver.

Tendo em conta o método Montessori, há várias atividades que podemos fazer, várias delas desde que as primeiras etapas do desenvolvimento do bebê. Veja alguns exemplos de atividades para estimular o bebê:

1. Contato com diferentes texturas. Pegue distintos tipos de tecidos e deixe em um cesto. Permita que o bebê note o tato suave, áspero… Fale sobre suas características enquanto ele os agarra.

2. Chocalhos com materiais nobres como a madeira ou a prata são ideais para a estimulação auditiva do bebê.

3. Ofereça brinquedos que não seja de plástico, pois esses não transmitem nenhuma sensação. Melhores são os brinquedos de madeira, que possuem textura própria, são mais atrativos e duráveis.

4. Deixe a seu alcance bolas de lã ou de crochê para que possa segura-las entre os dedos, agarra-las e brincar com elas.

5. Os móbiles podem ser maravilhosos para os bebês, desde que sejam simples, tenham diferentes cores e reflitam a luz natural. Não faz falta que sejam sofisticados, toquem música e sejam cheios de penduricalhos.

6. Escolha potes de diferentes tamanhos e tire as tampas. Deixe que a criança escolha a tampa adequada para cada um deles.

7. Coloque em uma bolsa de pano objetos que o bebê conheça: um lápis, uma colher, um pente… Deixe que o bebê coloque a mão e tire os objetos. Peça que diga os nomes à medida que va tirando cada um deles.

8. Brinque diante do espelho. Essa é uma forma de que a criança reconheça sua imagem. Deixe que toque, bata… Ele necessita ver como se move seu corpo e o que ocorre quando fazemos gestos, levantamos as mãos ou sorrimos.

9. Utilize a música durante os jogos ou como um jogo em si mesma.

10. Deixe livros ao alcance da mão do bebê, sua pequena biblioteca para que os toque, abra e descubra.

* Visto em Educación Montessori.online

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Atividades para o Dia da Consciência Negra

Atividades da Patrulha Canina para crianças

Jogo de esconder objetos

5 atividades para fazer com as crianças nas férias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *