Compartilho com vocês as 10 melhores atividades de alfabetização que ajudam a criança a ler e a escrever com facilidade e sem frustrações. Todas as propostas estão inspiradas nas pedagogias alternativas, como Montessori e Waldorf. Também tem em conta o período sensível da linguagem, que vai entre dos 0 aos 6 anos de idade, quando a criança já deveria estar apta para o processo de escrita e letramento.

Durante esse período a criança, a criança deve estar exposta a múltiplas possibilidades de atividades de alfabetização que lhe permitam aprender a ler e a escrever com prazer. Logo, para que isso seja real, é preciso criar um entorno rico que leve à criança a desenvolver sua curiosidade para as letras.

Observar com atenção nossos pequenos e aproveitar seus interesses para motiva-los a aprender através da curiosidade. Esse é o segredo para que nossos filhos possam chegar ao momento de ler e escrever assombrados com suas descobertas e desejosos de aprender mais. Nesta publicação, reunimos o que para nós são as atividades de alfabetização ótimas. Aquelas que devemos ter em conta na hora de proporcionar a nossos filhos um entorno rico e preparado para que desenvolva as habilidades necessárias para ler e escrever.

A partir delas, há um sem-fim de possibilidades criativas de atividades de alfabetização. Muitas delas, você encontra em nossa web.

O que é o período sensível da linguagem? Quando ocorre?

Antes mesmo de apresentar nossas propostas de atividades de alfabetização, consideramos importante entender o que é o período sensível da linguagem e quando ocorre. Isso nos dará pistas, a pais e professores, de como ativar a faísca da curiosidade e auxiliar nossas crianças a aprender a ler e a escrever de forma lúdica e criativa.

Segundo o Método Montessori, o período sensível da linguagem começa desde o nascimento e vai até os seis anos. Praticamente, sem nenhum ensino formal, a criança adquire um amplo vocabulário que o torna capaz de criar frases e períodos complexos com o passar do tempo. No entanto, isso não significa que tenha adquirido uma competência total na linguagem. A cada etapa vai aperfeiçoando seus conhecimentos.

Durante o período sensível, a criança é capaz de utilizar a linguagem todo o tempo. Mas se, por qualquer motivo, uma criança não está exposta à linguagem regularmente, vê seu potencial desaproveitado. Logo, quanto mais rico o entorno da criança, menos privações ou limitações a criança estaria exposta. Ou seja, seu crescimento intelectual se veria impulsionado, o que a levaria a uma melhor capacidade de compreensão leitora e escrita.

Por comparativo, quanto mais pobre e menos estimulado, mais limitado é o crescimento intelectual da criança. Nesse sentido, é muito importante proporcionar-lhe recursos que favoreçam o desenvolvimento da linguagem e a preparem para o processo de alfabetização propriamente dito.

Acreditar que a alfabetização começa aos 6 anos é ignorar toda a sensibilidade inerente à criança durante os primeiros anos de vida.  Dessa forma, é importante ler, cantar e conversar muito com nossos filhos. Também proporciona-lhes materiais e recursos adequados para que desenvolvam suas habilidades de linguagem. Igualmente são relevantes os jogos e brinquedos que trabalhem a linguagem.

Atividades de alfabetização

E eis nossas indicações de atividades de alfabetização para crianças de 0 a 6 anos:

1. Jogo do silêncio (de 2 a 6 anos)

O jogo do silêncio pode ser feito em casa ou na rua, a qualquer momento. Trabalha a consciência auditiva, bem como a importância de estar em silêncio para conseguir se concentrar e manter a atenção. Ao desenvolver a consciência auditiva, a criança é capaz de estar mais sintonizada com os diferentes sons produzidos no entorno. Logo, desenvolve o controle. A atenção e a concentração são fundamentais para que a criança realize todo e qualquer tipo de atividade.

Para o jogo do silêncio, o primordial é estar em silêncio. Peça à criança que se sente. Não imponha o silêncio. Perceba sua capacidade de estar totalmente calado. Pergunte que sons percebe. Pode ser que, ao estar em casa, possa notar sons de eletrodomésticos funcionando, carros, aviões, caminhões… Se está em um parque, pode ser que escute sons de pássaros e outros animais, do vento…

Mantenha o silêncio durante um minuto ou mais e, com um sussurro, pergunte à criança o que escutou. Fale sobre o som. É forte ou suave? Agradável ou barulhento?

2. A caixa de sons ou o jogo dos objetos (de 3 a 4 anos de idade)

Um jogo muito interessante para crianças que estão aprendendo os sons das letras. Ajuda a identificar e analisar os diferente sons.

Escolha um pequeno grupo de objetos que comecem pela mesma letra. Por exemplo, o som “a”: arco-íris, anjo, abelha, aranha. E, depois, um segundo grupo de objetos que comece pelo som “e”: estrela, escada, espelho, estojo…

Deixe o primeiro grupo sobre a mesa. Mostre um objeto de cada vez e certifique-se de que a criança escuta bem o som no início da palavra. Acrescente mais objetos. Desta vez, os do segundo grupo, que começam pelo som “e”. Novamente, certifique-se de que a criança escutou bem o som no início da palavra.

atividades de alfabetização 05

Pegue uma das coisas que comece pela letra “e” e diga: “Vejo outra coisa que começa por ‘a'”.  Então, peça à criança que escolha um dos objetos que estão sobre a mesa e que comecem por “a”. Ah, caso pegue um objeto com som incorreto, por exemplo, uma estrela, no lugar de apontar o erro, pronuncie o nome do objeto enfatizando o som inicial “Isto é uma eeestrela”. Devolva ao objeto e peça que pegue outra que comece por “aaa”.

Deixo para vocês o link de como fazer e usar a caixa de sons. Excelente recurso para desenvolvimento da consciência fonológica.

3. Preencher figuras (de 4 a 5 anos de idade)

Essa é uma atividade de preparação para a escrita, já que a criança a prende a utilizar o lápis, traçando linhas retas e curvas similares aos traços que terá que desenhar quando começar a escrever as letras.

Para a atividade será preciso:

  • figuras geométricas (material montessori: encaixes metálicos)
  • lápis de cor
  • Pequenos quadrados de papel.

Peça à criança que pegue uma figura. Por exemplo, o triângulo. Mostre como coloca-la, com cuidado, sobre um quadrado de papel e desenhar o contorno do triângulo. Quando retirar a figura, terá o triângulo desenhado. É possível, com o tempo, combinar formas para fazer desenhos.

No Método Montessori, é o utilizado o material encaixes metálicos. No entanto, você pode fazer o material usando cartolina ou outros recursos.

4. Letras de lixa (de 4 a 5 anos e idade)

Quando a criança já tem a compreensão dos sons das letras, também pode associar à sua grafia. Uma das atividades de alfabetização montessoriana é o uso das letras de lixa que faz uma preparação indireta para o processo de escrita. A criança percebe de forma sensorial, com os dedos, as letras que vai escrever.

Deixo para vocês um post sobre as letras de lixa Montessori. Nele você encontra informações sobre o que é este material Montessori e como usa-lo com as crianças:

E outro link explicando como você pode fazer o material a baixo custo:

5. Caixa de areia (de 3 a 5 anos de idade)

Outro importante material Montessori é a caixa de areia. Antes mesmo de iniciar o processo de escrita, a criança treina os traços em uma caixa de areia. Essa é uma possibilidade de trabalhar a pré-escrita de modo sensorial.

atividade de alfabetizacao 03

Após reconhecer o traçado das letras e dos números com os cartões de lixa, a criança realiza o traçado na caixa de areia. Ao fazê-lo, treina a grafia antes mesmo de pegar no lápis. Quando pratica bem os traços usando este recurso, é possível que, quando estiver pronta para escrever, consiga fazê-lo com mais facilidade.

Veja o link abaixo para saber o que é e como usar a caixa de areia como uma das atividades de alfabetização:

Também deixo outro link com possibilidades de atividades com a caixa de areia para trabalhar a escrita:

6. Ler textos com rimas e cantar músicas com movimento (de 0 a 6 anos de idade)

Quando buscamos atividades de alfabetização, dificilmente vemos indicação sobre a importância de ler para nossos filhos como imprescindível. É fato que ler para nossas crianças é fundamental para o prepara-los para o ler e o escrever. Quando mais lemos, melhor vocabulário e melhor reconhecimento do fonema e grafia das letras e das palavras.

Outro ponto importante é considerar uma leitura adequado que ajude a criança nesse processo de aprendizagem. São interessantes os textos rimados que ajudam a marcar o som das letras.

Também deixamos de lado a música. Vivemos colocando a canções aleatórias, mas nos esquecemos de selecionar boas músicas que ajudem a criança na aquisição da linguagem. Devemos ter em conta sempre a leitura e a música como recursos imprescindíveis para o processo de letramento e escrita.

Na pedagogia Waldorf, por exemplo, cada letra do alfabeto é apresenta através de contos rimados ou canções, marcadas pelo movimento corporal. Isso ajuda a que a criança estabeleça uma relação de afeto com as letras. Dessa forma a alfabetização flui, sem imposições ou automatismos.

7. Cartões de três partes (de 2 a 6 anos de idade)

Os cartões de três partes são um recurso do Método Montessori. São ideais para adquirir vocabulário, bem como trabalhar a escrita e o som das letras. O material se constitui de três cartões. O primeiro possui uma imagem e uma palavra. O segundo, apenas a imagem. E, o terceiro, somente a palavra.

cartoes de tres partes animais selvagens 01

A partir da atividade de pareamento, a criança relaciona as imagens e seus nomes. Essa é uma maneira de aprender novas palavras e incorporá-las a seu arquivo mental, digamos.

Na nossa web há várias atividades com cartões de três partes. Você pode busca-las utilizando nosso buscador. Indico a vocês a leitura de um post que explica o que são os cartões de três partes e como usa-lo.

8. Alfabeto Waldorf (de 3 a 8 anos de idade)

Uma das atividades de alfabetização mais bonitas que podemos fazer com as crianças é um caderno de desenhos com as letras do alfabeto inspirado na Pedagogia Waldorf. Nas escolas Waldorf as letras são ensinadas a partir de uma relação íntima com a imaginação. As crianças encontram relação com objetos ou seres que começam com a letra que está aprendendo. Dessa forma, desde o afeto, assimila a grafia da palavra.

Em casa, criamos o caderno de desenhos com as letras do alfabeto à medida em que vamos trabalhando. Cada dia Laura faz um desenho com uma letra. Então, para a letra A fez um anjo. Para a B, um barco. Para a E, um elefante em pé… E por aí vai. Quando estiver terminado, volto por aqui para mostrar como ficou. Por enquanto deixo duas imagens de como vai ficando.

atividade de alfabetizacao 01

O caderno é adequado para crianças que estão trabalhando com a letra bastão maiúscula. Na pedagogia Waldorf, quando a criança já domina o símbolo gráfico maiúsculo é quando se passa à letra cursiva. Vale mencionar que, nas escolas Waldorf, não há uma preocupação com o processo de leitura e escritura em si antes dos seis anos. Até essa idade, as crianças se preparam através de atividades sensoriais que desenvolvem e preparam a criança.

Como Laura está em uma escola Montessori, optamos por trabalhar atividades montessorianas. No entanto, consideramos muito bonito que ela pudesse fazer esse trabalho de desenho das letras.

9. Alfabeto móvel (de 4 a 6 anos de idade)

O alfabeto móvel montessoriano é um material importantíssimo para realizar atividades de alfabetização. Depois de fazer os jogos acima, a criança deveria ser capaz de reconhecer e pronunciar palavras simples, associando letra e som. Dessa forma, poderia pronunciar casa, mamãe, bola, cachorro…

A ideia é construir uma palavra que comece com determinado som e logo, unindo os sons pronunciados, junta-los e dizer a palavra escrita. Essa é uma atividade linda de leitura e escritura, já que a criança se da conta de que é capaz de ler pronunciando os sons das letras.

atividade de alfabetizacao 04

Uma possibilidade de jogo com o alfabeto móvel Montessori é prepara uma caixa com pequenos objetos que tenha em casa: cachorro, gato, uva de brinquedo… Peça à criança que escolha um dos objetos. Por exemplo, “uva”. Peça que busque a letra que corresponde ao som “u”.

Pergunte que som vem depois de “u”. Esperamos que diga “v”. Peça que busque a letra “v”. E, finalmente, pergunte que outro som se escuta na palavra “uva”. Peça que complete a palavra com a letra “a”. Essa é uma atividade que se deve praticar muito, com palavras simples até que a própria criança se dê conta de que já sabe ler.

Para facilitar, deixo aqui um link sobre o alfabeto móvel. Nele você encontra o significado e a importância desse material no método Montessori:

E, também, um DIY de como fazer um alfabeto móvel de letra bastão:

10. Tábua evolutiva de leitura e escritura (de 3 a 6 anos)

atividades de alfabetização 04

Esse não é um material montessori, mas, claramente, inspirado no método. A tábua evolutiva de leitura e escritura se divide em três partes:

  1. Ler: palavras gravadas em maiúscula ou minúscula
  2. Criar: uma parte onde a criança pode usar qualquer tipo de material para criar a palavra
  3. Escrever: as crianças podem reproduzir a palavra usando giz

É importante que, se a criança ainda não sabe ler, você a acompanhe e reforce os sons das letras que compõem a palavra. Na internet, há vários pais que já utilizam a tábua de leitura e escritura com crianças a partir dos 3 anos e meio. No entanto, de nada adianta se a criança apenas estiver copiando a escrita sem trabalhar sua sonoridade. Lembremos que a grafia nada mais é do que um desenho para determinado som. A criança a partir dos 3 anos pode fazer o desenho de todas as letras, mas não é indicativo de que tenha uma consciência fonológica adequada que lhe permita associar o som a uma determinada grafia.

Mais atividades para alfabetização e letramento

Como vocês puderam ver na web, eu indiquei as que para nós nos parece as 10 melhores atividades de alfabetização. A criança deve pratica-las constantemente para se preparar para o momento da escrita. Isso não significa estressar nossos filhos para que façam atividades monótonas. Isso nem pensar!

Observe os gostos de seu filho e aproveite esses momentos. Tenha em conta as atividades de alfabetização sugeridas aqui e proponha uma nova forma de aprendizado. Por exemplo, se sua criança está muito interessada em animais marinhos, faça cartões de três partes com a temática, trabalhe os nomes dos animais com o alfabeto móvel…. Enfim, aqui você tem propostas que podem ser base para mil e uma maneiras de abordar a leitura e a escrita de uma forma lúdica e que desperte a atenção e curiosidade dos pequenos novos leitores.

E lembre-se de que, no Criando com apego, há uma multiplicidade de propostas de atividades criativas para alfabetização e letramento. Veja o link abaixo da nossa categoria. Certamente, você encontrará inspiração para ajudar seu filho a desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um bom leitor.

Atividades para alfabetização e letramento

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Escada de contas coloridas Montessori - Material de matemática

Atividade com alfabeto maiúsculo - classificação das letras

Atividades primavera para Educação Infantil

Atividade com animais que começam por vogal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *