Aqui estão 10 regras para educar os filhos no uso da tecnologia.

1. Não deixe que outros pais decidam por você

Decida você mesmo, de maneira informada. A Associação Americana de Pediatria estabelece que as crianças não deveriam usar esses dispositivos antes dos 2 anos. Bill Gates ou Steve Jobs não deixaram seus filhos utilizar esses dispositivos até que cumpriram 9 ou 10 anos de idade.

2. Estabeleça normas claras

Antes de dar o passo de deixar seu filho ter seu próprio dispositivo ou fazer uso autônomo de algum que haja pela casa, faça uma lista de normas com sentido comum, que favoreçam seu autocontrole.

3. Antes de brincar, que cumpram suas responsabilidades

Seus filhos não se fazem na cama nem ajudam em casa? Talvez, você deveria pensar que sejam mais responsabilidades a dar-lhes antes de usar um dispositivo eletrônico.

4. Gradue a frequência de uso

Sempre é conveniente que haja, ao menos, dois dias da semana sem dispositivo.

5. Limite o tempo

45 minutos ao dia deveria ser o máximo de tempo que uma criança investe nesses dispositivos.

6. Quando papai ou mamãe diz que o deixe, você o deixa

Se seu filho não é capaz de respeitar esta norma ou se chateia e grita quanto tem que lhe dar o dispositivo, significa que n~åo tem suficiente autocontrole para brincar com o aparelho. Pode estabelecer uma norma firme. “Se não me da quando lhe peço ou grita, não poderá usar no próximo dia”.

7. Nem para distrair, nem para esperar

O cérebro de seu filho precisa de momentos de espera e tédio para desenvolver habilidades como a criatividade ou a capacidade de tolerar a frustração.

8. Crie espaços e momentos livres de tecnologia em seu lar

A hora da janta, a cozinha, seu quarto ou a visita dos avós deveriam ser momentos e espaços livres de tecnologia, tanto para as crianças como para os pais.

9. Quando estamos com outras crianças, estamos com outras crianças

Quando receber crianças em sua casa, permita que brinquem com outra coisa que não seja o videogame.

10. Depois de jantar, nada de dispositivos

Assim se pode descansar melhor.

* Texto de Álvaro Bilbao, autor de “El cerebro del niño explicado a los padres”. Tradução Karina de Freitas.

Desenvolvimento Infantil

Ler sobre o desenvolvimento infantil permitirá você compreender melhor seu filho e, dessa forma, ajuda-lo desde o respeito e o amor, sem gritos nem castigos. Visite nossa seção:

1 Comentário

  1. Olá, fiquei muito feliz por encontrá-los, adorei os posts, ricos e bem claros. Minha filha tem 8 anos, tem Síndrome de Down e traços altisticos, gostaria muito de trabalhar o método Montessori em casa, vcs tem algumas dicas para fazer esse trabalho com crianças especiais? Se puderem me ajudar, eu faria um trabalho paralelo ao da escola, quero muito alfabetizar minha pequena. Obrigado ?

Deixe Uma Resposta