AtividadesAtividades montessorianasAtividades para imprimirMétodo Montessori

14 extensões da torre rosa montessoriana para imprimir

torre rosa montessoriana para imprimir 12

Compartilho com vocês 14 extensões da torre rosa montessoriana que permitem à criança trabalhar a percepção espacial, a coordenação olho-mão, a discriminação visual. Essas extensões possibilitam que um mesmo material – a torre rosa – possa ser utilizada de diferentes maneiras. Como já terão visto por aqui, esse é o material mais “popular” do Método Montessori.

O objetivo desse material é que a criança construa uma torre, tendo a sua base o cubo maior e, no topo, o cubo menor. Há o controle de erro quando a torre cai. Outra variação é fazer a torre na horizontal. Nesse caso, a criança o controle de erro está na falta de harmonia no conjunto, quando um dos cubos não segue a ordem real. Laura já tem bem integrado esses dois usos da torre rosa e vocês podem ver no link abaixo:

Há alguns dias ela começou a trabalhar com a torre livremente.

torre rosa montessoriana para imprimir 08

Assim que concluiu o trabalho, aproveitei para apresentar-lhe os cartões com as extensões da torre e perguntei-lhe se queria tentar fazer alguma ou algumas delas. Ela, contente, disse que sim e escolheu a primeira. Era, justamente, a torre em horizontal.

Embora já use a torre adequadamente, dessa vez desafiei que pegasse as peças tal como havia montado e fizesse a extensão escolhida. Então ela colocou o tapete no chão e começou a montar. Se repararem na foto, a torre não está em uma sequência ordenada. Logo, ela foi trabalhando a partir da observação da harmonia do conjunto.

Colocou uma peça ao lado da outra, até que, pelo controle de erro, se dava conta de que não havia uma harmonia entre uma e outra. Sem que dissesse nada, ela mesma fazia a correção.

torre rosa montessoriana para imprimir 10

Assim ficou o resultado:

torre rosa montessoriana para imprimir 11

Depois, optou por seguir o trabalho e fazer uma nova extensão.

torre rosa montessoriana para imprimir 12

Assim ficou o resultado da extensão pronta.

torre rosa montessoriana para imprimir 13

E, por fim, uma mais. Aqui ela se deu conta da dificuldade de intercalar as peças.

torre rosa montessoriana para imprimir 14

No final, conseguimos mostrar-lhe a alinhamento das peças. Trabalhamos os conceitos de lado direito e esquerdo.

torre rosa montessoriana para imprimir 15

Depois já não quis continuar. Guardou todo o material em seu lugar e foi brincar de outra coisa.

Os cartões, mais que nada, são variações de uso da torre rosa montessoriana. Ele pode ser usado pela criança a partir dos 3 anos e até os 6 anos ao menos. Logo, há tempo suficiente para que se desafie a fazer todos os cartões no momento desejado.

14 extensões da torre rosa montessoriana para imprimir

Deixo, abaixo, as extensões da torre rosa montessoriana para que você possa imprimir. Mais bem são cartões que permite usar como base para a criação de novas formas a partir do uso dos cubos da torre.

* Os cartões são do blog Manualidades Educativas.

Relembro a vocês algumas de nossas publicações sobre a torre rosa. Muito interessante ter esse material em casa, não apenas porque pode ser utilizado pela criança durante vários anos, mas, sobretudo, por todos os benefícios que trás para a criança.

O que é a torre rosa?
Cartões para a Torre Montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Caixa de fusos Montessori - como fazer

Varal da beleza Montessori

Móbiles para bebê Montessori

Móbiles táteis Montessori para bebês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *