AtividadesAtividades sobre EmoçõesEducação Emocional

3 exercícios de relaxamento para crianças

tecnica da tartaruga relaxamento

Há algum tempo que não dou dicas de atividades sobre as emoções. Como vocês sabem, em casa, damos muito valor à Educação Emocional da Laura. Para administrar a raiva e a tristeza, por exemplo, sempre recorremos a exercícios de relaxamento para criança. São técnicas simples que funcionam como recurso para que a criança possa enfrentar os problemas desde uma perspectiva mais equilibrada.

Mindfulness, ioga ou meditação são técnicas poderosas para que a criança acalme a mente e se sinta confiante na hora de encontrar soluções práticas para os problemas. Como muito temos abordado aqui no blog, através de atividades e leitura de livros infantis, podemos ajudar a criança a reconhecer e identificar as emoções. No entanto, isso não é suficiente para que um desenvolvimento emocional equilibrado. A criança pode ser capaz de dizer que está sentindo raiva. Mas, se não tem ferramentas e recursos à disposição, terá dificuldades para encontrar caminhos que solucionem o problema.

Os exercícios de relaxamento cumprem a função de ajudar a acalmar a mente nos momentos em que a criança se sente triste, nervosa, chateada ou com raiva. Quando ela tem os recursos suficientes para estar em calma por si só, é capaz de encontrar soluções adequadas aos problemas.

Exercícios de relaxamento para crianças

Deixo a recomendação de três técnicas de relaxamento e respiração dirigidas às crianças. Para que possa realiza-la corretamente, busque fazer cada um deles junto a ele. Tente ser constante para que se torne uma prática e não um simples exercício. É através da repetição diária que a criança integra o exercício como uma ferramenta de uso para seu próprio bem-estar.

A tartaruga

tecnica da tartaruga relaxamento

Deixamos em tensão todo nosso corpo (cara, braços, dedos, lábios, etc) e contemos o ar por um instante, enroscando-nos como uma tartaruga em sua carapaça. Lentamente soltamos o ar. Repita o exercício três vezes.

Essa prática é muito útil para momento de raiva, por exemplo. Quando a criança está chateada, nota a tensão no corpo. Para se liberar da tensão, esse exercício de relaxamento e respiração pode ser muito útil.

Boneco de trapo

boneca de pano - exercicio de relaxamento

A criança deve imaginar que é um robô. Deve atuar como tal, com muita rigidez e tensão. A seguir, deve imaginar que, em um instante, esse robô se transforma em um boneco de pano sem força no corpo.

É assim como a criança aprende a liberar toda a tensão que tem no corpo. Apenas quando se sente liberada desse mal-estar é quando consegue buscar soluções ao problema.

Seja uma bexiga

tecnica da bexiga - exercicio de relaxamento

Encher o pulmão de ar, inflando como uma bexiga. Pouco a pouco. Lentamente, expulsamos o ar, deixando que a bexiga esvazie. Repetimos a atividade.

É muito importante que a criança realize o exercício lentamente. Ela precisa sentir como o ar entra pelo corpo e como sai. Essa é a base para uma respiração consciente, que lhe permita ser capaz de exercer controle sobre seus próprios impulsos.

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Além disso, há uma parte dedicada a sugerir atividades sobre as emoções para trabalhar com os pequenos em casa. Descubra mais:

Posts relacionados

Pedra para falar sobre emoções

Atividades sobre O Monstro das cores

Como ajudar uma criança a expressar seus sentimentos?

Livros infantis sobre emoções para crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *