Disciplina PositivaEducação Emocional

5 estratégias para melhorar a atenção de seu filho

melhorar a atencao nas criancas

Os pais, muitas vezes, se dão conta de que seu filho não coloca atenção no que está fazendo quando recebe os resultados das provas escolares. A nota baixa é um reflexo da falta de atenção. O que devemos ter em conta é que nós pais podemos influir significativamente para melhorar a atenção de nossos filhos. Como? Fomentando certas condutas em casa para melhorar sua concentração em todos os âmbitos, incluído o escolar.

Estratégias para melhorar a atenção

  • Descubra onde está o problema. A falta de atenção costuma se dar em algum âmbito da vida da crianças. Por exemplo, em uma matéria escolar ou um tema concreto, uma atividade que não goste ou certas atitudes. Observe seu comportamento, pergunte-lhe o motivo de sua falta de interesse. Sabendo-o você poderá atuar de maneira mais adequada.
  • Seja preciso. Escolha as palavras adequadas, ofereça a seu filho dados simples e compreensíveis e peça que que lhe perguntem tudo o que não entendam.
  • Aposte pela organização e pela rotina. Estabeleça os tempos em que seu filho deve fazer os deveres, brincar, estudar, ler, sentar-se à mesa, escovar os dentes, dormir. Busque não alterar muito a rotina para que seja mais fácil para seu filho se organizar.
  • Promova a atividade. Anime seu filho a enfrentar as tarefas de maneira ativa. Por exemplo, motive seu filho a, no tempo livre a realizar uma atividade que requer certa atenção, tal como quebra-cabeça, jogos de mesa ou esportes. Evite deixar que gaste tempo livre em entretenimentos passivos, como ver televisão.
  • Compreenda seus limites. Todos temos limites de atenção e concentração. É importante que ajudemos nossos filhos a distinguir entre fazer uma pausa e deixar para depois as obrigações. A questão é que eles entendam que se se centram em cada tarefa em seu devido momento, terão tempo para tudo.

Obviamente não existem fórmulas prontas. O que me parece mais importante é tornarmos observadores de nossos filhos. Conhecê-los bem é a melhor maneira de ajuda-los.

Posts relacionados

10 razões para contar histórias para crianças

Jogo para trabalhar a atenção, a discriminação visual e o vocabulário

10 perguntas para saber como foi seu filho na escola

Pescaria de animais marinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *