AtividadesEducação Infantil

50 Jogos tradicionais infantis

jogos tradicionais

O que são os jogos tradicionais? As brincadeiras ou jogos tradicionais são aqueles que perpetuam no tempo. Ou seja, os adultos são agentes responsáveis por fazer com que as brincadeiras de sua infância também sejam brincadeiras de seus filhos. Daí serem tradicionais.

Em geral, os jogos tradicionais da infância podem ser realizados individualmente ou em grupo, com amigos ou com a família. Depende, exclusivamente, do tipo de jogo ou brincadeira escolhida.

A nível de coordenação motora, alguns trabalharão todo o corpo, outros só os braços e haverá os que trabalharão as pernas. Uma coisa é certa, o objetivo primeiro sempre é a diversão. E é através desse brincar maravilhoso que a criança se desenvolve cognitivo, emocional e socialmente.

Nos jogos tradicionais, o desenvolvimento cognitivo se da já que a criança deve integrar as regras do jogo e aprimorar estratégias. Ela se desenvolve emocionalmente quando deve ser capaz de controlar suas emoções para alcançar seus objetivos. E, quando a brincadeira se da em grupo, aprende a se relacionar em sociedade.

Os jogos tradicionais brasileiros tem influências de distintas culturas do mundo. Tornaram-se populares e vem sido passado de geração a geração.

Jogos tradicionais infantis

As brincadeiras e os jogos tradicionais vem sendo passados, ao longo dos anos, de pais para filhos. Trata-se de atividades divertidas e baratas que, em sua maioria, podem ser feitas a qualquer momento e em qualquer lugar, seja em casa ou ao ar livre.

1. Brincar de esconde-esconde

pique esconde brincadeira tradicional infantil

Esse é um dos jogos mais populares da infância. Brinca-se em grupo. Enquanto uma criança conta, as outras se escondem. Quando termina de contar, deve procurar cada um dos participantes escondidos.

2. Pião

piao jogos tradicionais

Este é um brinquedo que sempre levo na bolsa. Esse jogo tradicional é um dos nossos preferidos em família. Bastam dois jogadores e dois piões. O objetivo é girar o objeto e conseguir que fique girando por o máximo de tempo possível.

3. Pular elástico

pular elastico jogos tradicionais

Um simples elástico é garantia de diversão. Esse jogo precisa de, ao menos, três jogadores. Dois seguram o elástico com as pernas, enquanto o outro pula. Há uma sem-fim de possibilidades de sequências. Os participantes vão se alternando entre o pular e o segurar o elástico.

4. Fazer bolha de sabão

Soprar bolhas de sabão 00

As bolhas de sabão são muito populares, especialmente, entre as crianças pequenas. Ficam fascinadas correndo atrás das bolhas de sabão. Também, enquanto jogo, é excelente como atividade de sopro.

5. Desenhar com giz

É comum que as crianças se juntem em grupinhos para desenhar com giz no chão ou sobre alguma outra superfície. O giz pode ser útil para brincar com vários outros jogos tradicionais, como a amarelinha ou a forca.

6. Jogar baralho

Há vários jogos de baralho para crianças a partir dos 2 anos. É um jogo tradicional que une famílias e amigos em volta de uma mesa. Além disso, é super útil para trabalhar a concentração, o respeito aos turnos e a paciência.

7. Jogar ludo

Este é um dos jogos tradicionais da infância. Entre 2 e 4 jogadores se divertem com esse popular jogo de tabuleiro. Ganha quem chega primeiro ao final.

8. Jogar dama

A dama é um dos jogos mais famosos. A partir dos 5 anos a criança já é capaz de jogar dama em sua forma mais básica. É um excelente jogo para desenvolver o raciocínio lógico.

9. Cantar músicas da infância

Quem não?! Os grupinhos de amigos se reúnem sempre para cantar e dançar as músicas da infância, sejam as populares do momento ou aquelas de sempre que vão sendo passadas de pais para filhos.

10. Dançar

dancar jogos tradicionais

Dançar, independente do ritmo, é um dos jogos mais populares na infância. A criança tem necessidade de se autoconhecer. E, através do dançar, consegue compreender mais sobre os limites do seu corpo e entender os movimentos. Como jogo, as crianças brincam de dançar, imitando coreografias.

11. Pique-pega

O pique-pega é uma das brincadeiras tradicionais na nossa cultura. Talvez uma das mais populares do mundo. Um grupo de crianças sorteia quem deverá correr atrás de todas as outras. Começa o jogo. Aquele que deve correr atrás dos demais inicia a corrida. Quando pega um deles, esse passa a ser o que deve correr atrás dos demais. Esse jogo tem uma série de variações.

12. Dizer travalínguas

O travalínguas são expressões populares que repetem sons. As crianças se reúnem. Uma delas dita o travalíngua. Todas as demais devem tentar dizê-lo, sem gaguejar. Um jogo que arranca muitas risadas.

13. Andar de bicicleta

andar de bicicleta jogos tradicionais

A bicicleta é um dos brinquedos de roda mais populares entre as crianças. Quando estão em grupo, elas podem criar diferentes desafios a serem cumpridos, usando a bicicleta.

14. Patinar

jogos tradicionais patinar

Patinar ou andar de skate. Esses são brinquedos tradicionais que muitas crianças tem. Desenvolvem a autonomia e a coordenação motora grossa.

15. Fazer castelo de areia

castelo de areia jogos tradicionais

É o que mais as crianças fazem quando vão à praia. Um cubo, algumas pás e colocar mão na massa.

16. Brincar de bola

Quantas brincadeiras divertidas podemos fazer brincando de bola? Jogar de um para o outro, brincar de vôlei ou de futebol, batata quente…

17. Brincar com massinha

brincar com massinha jogos tradicionais

18. Soltar pipa
jogos tradicionais soltar pipa

Soltar pipa é uma diversão. A pequena da casa adora e faz com sua pipa tudo o que quer. É possível comprar o brinquedo para idades diferentes, permitindo às crianças, desde pequenas, vivenciarem a sensação única de controlar um objeto voador.

19. Corrida do saco

A corrida do saco é legal quando há mais de 4 crianças. Elas formam duas ou mais equipes. Cada integrante da equipe deve ir pulando dentro do saco até um ponto determinado e voltar. Ao chegar até o companheiro, este deve pegar o saco e fazer a mesma volta. Ganha a equipe cujos participantes cumprem todo o trajeto.

20. Corrida do ovo na colher

dancar jogos tradicionais

A corrida do ovo na colher é um jogo divertidíssimo. Duas crianças competem por quem leva o ovo até o ponto de chegada. O detalhe é que o ovo deve ser equilibrado na colher que a criança segura com a boca.

21. Brincar de cabra cega

brincadeira recreativa cabra-cega 01

Cabra-cega é um jogo tradicional entre as crianças. Um dos participantes, estando com os olhos vendados, deve procurar e agarrar os outros. O único necessário para a brincadeira é uma venda para tapar os olhos e que haja dois ou mais participantes. O jogo tem início quando os jogadores fazem uma roda à volta da cabra-cega que está de joelhos e, claro, de olhos tapados. Quando se levanta, deve pegar um dos participantes e adivinhar quem é.

22. Estátua

Dançar ao ritmo da música. Quando para, todos ficam em posição de estátua. Um jogador deve fazer gracinhas para que os que estão como estátuas se mexam. Quem se mexer primeiro perde.

23. Fazer aviões de papel

Um entretenimento garantido. Fazer aviões de papel e depois lança-los. As crianças se divertem vendo qual avião chega mais longe.

24. Telefone sem fio

É um dos jogos tradicionais que mais diverte a criançada. Isso porque a frase de início, quase sempre, não chega a seu final sem distorções. As crianças se colocam em uma fila, uma ao lado da outra. O primeiro participante diz uma frase no ouvido do segundo, que deve reproduzi-la no ouvido do terceiro e assim por diante. O último a ouvir a frase deve dizer em voz alta o que escutou.

25. Futebol de lata

Um tradicional jogo das festas juninas. Sobre uma mesa, latas empilhadas. O jogador lança com a mão uma bola em direção às latas. Quantas mais conseguir derrubar, mais pontos ganha.

26. Jogar pedra no rio

jogar pedras no rio atividade na natureza 02

27. Amarelinha

amarelinha jogos tradicionais

28. Pula sela

Crianças de tamanhos similares podem brincar de pular sela. Uma delas se encurva, colocando as mãos sobre os joelhos. A outra da um salto por cima dela, apoiando as mãos em suas costas.

29. Desenhar na terra com um pedaço de pau

escrita e natureza

30. Fazer barquinhos de papel

Fazer um barco de papel é uma das manualidades preferidas das crianças. Elas aprendem a dobradura e como uma folha de papel pode dar forma a um meio de transporte.

31. Cantar músicas a partir de uma palavra

Excelente para trabalhar a linguagem e a agilidade. O grupo coloca palavras e sorteia uma delas. Ganha ponto o participante que primeiro cantar uma música que contenha a palavra sorteada.

32. Brincar de cavalinho com a vassoura

Esse é um dos jogos tradicionais da infância. Transformar um cabo de vassoura em um cavalinho. Através da imaginação, as crianças se transportam ao velho oeste. Esta é só uma das coisas que a criatividade pode leva-las a vivenciar durante suas brincadeiras.

33. Telefone com copos ou latas e barbante

Dois copos e um barbante. Isso é tudo para que as crianças vivenciem uma experiência única: comunicar-se uma com a outra a partir de dois copos.

34. Pular poça d’água

pular poca d agua

Jogo tradicional da primavera e do verão. Pular poças d’água como a Peppa Pig. Para isso, apenas é necessário um par de botas para chuva.

35. Brincar debaixo da mesa

Por aqui, debaixo da mesa há um avião. Quase sempre Laura nos leva para um voo fantástico. E, através da imaginação, a criança pode transformar a mesa da casa em muitas coisas legais.

36. Montar uma cabana em casa

cabana em casa jogos tradicionais

As cabanas de índio estão muito populares como elemento decorativo dos quartos infantis. Na realidade, qualquer um de nós pode improvisar uma cabana com um lençol ou juntando umas almofadas. Dentro, as crianças são capazes de criar seu próprio mundo.

37. Brincar de polícia e ladrão

Polícia e ladrão é um dos jogos tradicionais para brincar em grupo. Trata-se de um jogo de estrategia e agilidade em que a polícia deve conseguir deter o ladrão.

38. Busca do tesouro

caça ao tesouro em casa 03

Em casa ou na rua. A busca do tesouro é sempre uma brincadeira divertidíssima. As crianças devem seguir pistas para encontrar o que está escondido.

39. Pular corda

Pular corda é um desses jogos tradicionais mais famosos de todo o mundo. Uma corda e disposição para pular e pular. As crianças podem brincar individual ou em grupo.

40. Passar a bola entre as pernas

Este é um jogo de equipes. Logo, quantos mais participantes, mais divertida a brincadeira. Formam-se duas filas de crianças. Todas devem ter as pernas abertas, por onde passará a bola. Ao dar o início, em equipe, os participantes devem passar as bolas por debaixo das pernas. Todos eles devem ter tocado na bola.

41. Jogar jogo da velha

O jogo da velha, também conhecido como jogo do galo ou três em linha, é um jogo popular. Sua regra é bem simples. O tabuleiro se constitui de uma matriz de três linhas por três colunas. Dois jogadores escolhem uma marcação cada um. Geralmente um círculo (O) e um xis (X). Alternadamente, cada jogador faz uma marcação por vez. Aquele que conseguir colocar três símbolos iguais em uma linha (horizontal, vertical ou diagonal), ganha a partida.

42. Dança das cadeiras

Um grupo de crianças se reúnem para brincar de dança das cadeiras. O número de cadeiras deve ser sempre um menos ao número de crianças participantes. Toca a música e todos dançam em volta da cadeira. Ao parar, todos devem tentar se sentar. Sempre sobrará um. Aquele que sobra abandona o jogo.

43. Corrida de carrinho de mão

Um dos jogos tradicionais populares nas festas juninas e nas escolas. O jogo deve contar com, ao menos, 4 participantes que se dividirão em duas equipes. Um deles empurrará o outro amigo até o ponto de chegada segurando suas pernas, em posição de carrinho. Ganha a equipe que chega no ponto final..

44. Adedanha
45. Passar anel

Um grupo de crianças se sentam em roda. Um jogador dentem o anel (ou qualquer objeto pequeno). Todas as crianças terão as mãos em concha. O jogador passa a mão por cada um dos participantes, mas em apenas um deles deposita o anel. Ao final, perguntará a outro jogador com quem estará o papel. Este deve adivinhar. Se o consegue, passa a ser o que distribuirá o anel. Caso se engane, paga um castigo acordado entre todos.

46. Bolinha de gude

A bolinha de gude é um jogo tradicional. É muito apreciado pelas crianças. Consiste em arremeter a bolinha de gude no chão e tentar acertar o ponto final determinado pelos participantes.

47. Cabo de guerra

Quantas mais crianças na brincadeira, mais divertida será. Será preciso uma corda grossa. Em uma ponta da corda, um grupo. E, na outra, outro grupo. Ganha o lado que tiver mais força.

48. Dançar sem deixar cair a maçã

Maçã ou laranja. Duas crianças, uma de frente para a outra, colocam a maçã na testa. Ambas devem dançar ao ritmo da música, sem deixar a maçã cair.

49. Pegar maçãs com a boca em um balde de água

Um clássico. Encher um balde com água e colocar maçãs com cabinho flutuando. Com as mão para trás, a criança deve, em um intervalo de tempo determinado, pegar o maior número de maçãs com a boca.

50. Adivinhação

As adivinhações são brincadeiras tradicionais. Está bem para passar bons momentos com a criançada contando desafios para que tentem descobrir a adivinha.

E você? Acrescentaria outros jogos tradicionais?

Brincadeiras infantis

Nesta seção, você encontra muitos jogos e brincadeiras infantis antigas, atuais, recreativas, folclóricas, de rua e de roda. E muito mais. São momentos de diversão para as crianças, mas também para os adultos. Visite o link abaixo

Posts relacionados

Mancala - o que é, como se joga e objetivos

Como fazer pipa japonesa koinobori

Acampamento de férias em casa - Dia 5

Jogo do Coronavírus - lavar bem as mãos

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *