Atividades EducativasAtividades montessorianasEducação InfantilMétodo MontessoriPedagogia WaldorfSER CRIANÇA

60 Jogos educativos para ensinar as cores às crianças

como ensinar as cores as criancas

Os jogos educativos são grandes aliados na hora de ensinar as cores às crianças. Podem ser feitos em casa mesmo, com material disponível. O ingrediente básico é a criatividade para ofertar às crianças uma gama de possibilidades de reforçar o conhecimento das cores.

Tenha em conta que, muitos desses jogos, além das cores permite trabalhar outros conceitos, tais como formas (triângulo, quadrado, retângulo…), largura (estreito, curto), dimensões (grande e pequeno), números… Esses são conhecimentos que se entrelaçam a todo momento e é importante poder integrá-los no aprendizado da criança.

Por exemplo, se a atividade tem como elemento blocos de construção, ao apresentar à criança, diga “quero o quadrado azul” ou “quero o número 2 amarelo”. Dessa forma, além de apresentar as cores, também estamos nominando outros conceitos de forma ou de número.

Antes de apresentar as atividades, tenha em conta estas publicações que também podem lhe interessar:

Vamos às atividades.

Tubo das cores

tubo-de-cores-jogos para aprender

Tubos de batatas Pringles, feltro de cores e bolas. Em uma base de cartão, cole os tubos encapados com feltro de cores. Dê as bolas de cores e peça à criança que passe pelos tubos as de cores correspondentes.

Veja alguns outros exemplos:

Em nossa web, temos o passo a passo para fazer o tubo das cores.

Castelo para ensinar as cores

castelo das cores jogos educativos para aprender

É por volta dos 12 meses que o bebê se encanta por tirar e colocar objetos em recipientes. A partir dos 18 meses, podemos aliar o encaixe ao aprendizado das cores. Utilize caixa de papelão e durex colorido. Faça pequenas janelas em um dos lados da caixa e marque suas bordas com durex colorido. Para cada janela, uma cor. Peça à criança que introduza na caixa objetos da cor correspondente.

Aliás, as possibilidades de uso da caixa de papelão para trabalhar as cores são muitas. Veja mais atividades:

Pregadores e palitos

pregadores e palitos jogos educativos para aprender as cores

Palitos de picolé ou pregadores de roupa são materiais baratos e muito úteis na hora de ensinar as cores. Há distintas formas de apresentar essa atividade. Veja outras possibilidades:

Peças de cores

pecas de cores jogos educativos aprender cores

Para essa atividade, basicamente pedaços de feltro nas cores básicas (azul, verde, amarelo e vermelho). Desenhe e corte figuras geométricas simples para que as crianças possam manipular bem. Corte também um retângulo tamanho A4 de cada cor. Coloque sobre uma superfície e peça que a criança associe cada uma das peças em sua cor correspondente. Aqui, tanto se trabalha cores como formas geométricas.

Garrafas de cores

garrafa de cores jogos educativos para aprender as cores 00

As garrafas também podem render interessantes atividades para o aprendizado das cores. Tanto podemos fazer garrafas sensoriais, como jogo de enroscar a tampa colorida na garrafa correspondente. No caso deste último, a partir dos 16 meses, o bebê já se interessa por enroscar tampas. Podemos trabalhar essa habilidade ao mesmo tempo que reforçamos as cores.

Veja mais exemplos:

Jogos de construção e as cores

Uma das atividades possíveis com jogos de construção é apresentar as cores a partir de peças soltas, deixando que a criança construa minimundos. Nós fizemos uma proposta de jogo não estruturado com a cor amarela. O resultado foi surpreendente, este lindo trem.

atividade com a cor amarela 15

Veja a proposta com a cor amarela no post abaixo:

Outra possibilidade é relacionar objetos por cores, a partir de uma base, um tapete de cores.

Tapete das cores

Em geral, os jogos de construção para bebês vem com cores fortes. Na maioria das vezes, traz as cores básicas (azul, amarelo, vermelho e verde). Aproveite-os para ensinar as cores às crianças. A partir de um tapete de feltro ou cartolina, as crianças podem classificar as cores.

Veja mais exemplos:

Animais e as cores

centopeia das cores

Os animais chamam muito a atenção das crianças. Logo, podemos usar moldes de animais e pompons, recortes ou objetos para ensinar as cores. Veja mais exemplos:

Arco-íris de cores

arco iris de cores jogos educativos aprender cores

Dar à criança a oportunidade de criar seu próprio arco-íris de cores. Para a atividade, são necessários cartolinas, água, corante alimentício, cola, sal e alguns filamentos de plástico. Coloque bastante cola em uma das cartolinas: Coloque a outra em cima e aperte para que misture. Acrescente um pouco de sal. Com os filamentos de plástico, a criança vai criando seu desenho com as cores que compõem o arco-íris, ao deixar cair sobre o papel pequenas gotas.

Além de um reforço no aprendizado das cores, essa atividade criativa permite desenvolver a coordenação motora fina.

Outras possibilidades de trabalhar as cores

Uma proposta que fizemos com Laura é a de correspondência de cores, aproveitando peças de alguns jogos.

atividade-sobre-correspondencia-das-cores

Veja essa sugestão de atividade, clicando o link abaixo:

Também há outras atividades sobre classificação de cores que propusemos à Laura e que valem a pena fazer com as crianças.

Uma foi o emparelhamento de cores a partir do uso de peças soltas de jogos de construção. Essa é ideal para ensinar as cores aos bebês.

emparelhamento de cores

E outra foi a classificação de cores, com uso de pompons e uma caixa com divisórias.

atividade com as cores primarias

Como você viu, há uma variedade grande de possibilidades de trabalho com as cores. Veja alguns mais para se inspirar e trabalhar com seu filho.

* Tenha em conta que a capacidade de concentração da criança varia bastante. Não se trata de transformar sua casa em uma pré-escola, mas sim de auxiliar a criança no aprendizado do reconhecimento e identificação das cores.

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Jogo de esconder objetos

Hexágonos coloridos para imprimir e montar

10 perguntas para saber como foi seu filho na escola

Atividade para trabalhar a atenção: reconhecer as partes do círculo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *