DICAS DE LEITURA

A história de Zumbi dos Palmares

história do zumbi dos palmares

Zumbi dos Palmares é um líder quilombola brasileiro, um dos pioneiros na resistência contra a escravidão na América. É símbolo de luta contra o sistema escravista. Ele nasceu em 1655 na então Capitania de Pernambuco, em região pertencente ao município de União dos Palmares, no estado do Alagoas.

Nesse local se situava o Quilombo dos Palmares, uma comunidade formada por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ocupava uma área do tamanho de Portugal e sua população alcançava o número de trinta mil habitantes.

Com apenas seis anos, foi entregue ao padre missionário português Antônio Melo. Zumbi foi batizado como ‘Francisco’, recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava na celebração das missas diariamente.

Por volta de 1678, o então governador da Capitania de Pernambuco, cansado dos constantes conflitos com o Quilombo de Palmares, ofereceu uma oferta de paz ao líder Ganga Zumba. Se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa, todos os escravos fugidos seriam libertos. Embora o líder aceitasse a proposta, Zumbi a rejeitou e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometeu continuar a resistência contra a opressão portuguesa, tonando-se o novo lider do quilombo de Palmares.

Quinze anos de liderança se passaram, quando o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em fevereiro de 1694, a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por Antônio Soares e entregue ao capitão Furtado de Mendonça. Apunhalado, resistiu, mas foi morto quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Ele teve sua cabeça decapitada e exposta em praça pública no Pátio do Carmo, em Recife, visando a desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.

Desde 1995, sua luta e resistência se celebra com o Dia Nacional da Consciência Negra.

E não para por aqui! Veja nossas incríveis propostas para celebrar o Dia da Consciência Negra. Clique na imagem abaixo e descubra:

Posts relacionados

Atividades para o Dia da Consciência Negra

Histórias de mulheres negras para empoderar meninas

Como fazer uma máscara africana de papelão

Atividade sobre consciência negra com feijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *