Educação InfantilReggio EmiliaSER CRIANÇA

A importância de documentar um trabalho para o enfoque Reggio Emilia

documentar um trabalho reggio emilia

Documentar parece um trabalho de escritório, sumamente entediante e chato. Na realidade, documentar nada mais é do que plasmar em algum formato que permaneça no tempo (imagens, vídeos, áudios, texto em suporte papel ou digital) os processos de aprendizagem das crianças. E é um dos princípios da filosofia mais importante. 

>> Pinceladas de Reggio Emilia no lar <<

Nas escolas Reggio, parte dessa documentação é exibida para que as crianças e famílias a vejam (usa-se para comunicar) e outra parte é utilizada pelos professores para ver como estão sendo os processos (usa-se para avaliar e para observar e ver como seguir).

E em casa? Por uma parte, podemos fotografar ou fazer vídeos para plasmar esses momentos maravilhosos de aprendizagem e escrever em um caderno coisas e frases que nos chamem a atenção. Desde logo, será uma lembrança maravilhosa, como um livro de viagem, segundo passem os anos.

Conforme vão crescendo as crianças, podem ser elas as que tirem as fotos, quem as colem. Podem ser elas quem, pouco a pouco, vão escrevendo o que foram aprendendo. Por exemplo, que sabiam antes e depois de um projeto de um tema? 

Também podemos tirar proveito da documentação para o colégio. Se, no colégio está sendo desenvolvido um projeto, podemos documentar, em casa, tudo o que estejamos fazendo relacionado e, depois, mostrá-lo em classe (não apenas a manualidade feita pelos pais, que tantas vezes se vê em algumas escolas infantis). Por certo, podemos expor o material em um cantinho da casa. Certamente, isso lhes fará sentir-se muito orgulhosos.

Lembre-se: Em Reggio, o importante são os processos, não tanto os resultados.

* E-book Gratuito Pinceladas de Reggio Emilia no lar, de Sonia, autora do blog PoetisaInsomne. Traduzido por Karina de Freitas.

Reggio Emilia

Dedicamos uma seção para abordar aspectos da pedagogia Reggio Emilia, bem como trazer propostas de atividades que favoreçam o desenvolvimento de nossas crianças.

Posts relacionados

Atividade da primavera - como secar flores

Potes sensoriais arco-íris para a mesa de luz

Fazendo um desenho de massinha em atividade com loose parts

Observando as flores da primavera na mesa de luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *