importancia de pedir por favor

Vamos trabalhar as palavras mágicas com nossas crianças? Em especial, nesta publicação, vamos ver como, através dos contos infantis, a criança pode compreender a importância de pedir por favor quando quer algo. 

Assim como eu, você já terá lido sobre não obrigar a criança a pedir desculpa, dizer por favor ou muito obrigada. A explicação é simples, ela não compreende o peso dessas palavras e, no momento, não sente que deva fazê-lo. 

Ainda assim, o fato de não obrigar não implica não reforçar a importância de pedir o que se quer com educação. Está certo que você é o maior exemplo e, se sempre pede por favor, a criança integra essa palavrinha mágica em seu vocabulário com mais facilidade.

No entanto, é preciso que ela possa compreender o seu significado de uma forma clara. E isso é possível através dos contos infantis. 

Por que aprender a pedir Por favor?

Devemos ensinar a criança a pedir por favor? Bom, diria que ensinar não é bem o que devemos fazer, mas sim mostrar sua importância e como essa palavrinha mágica influi positivamente nas relações sociais. 

Imagine que a criança diga: “Quero uma bala”. Se você lhe responde algo como “Não vou te dar porque não pediu por favor” ou “Pede por favor e te dou”. Com isso não conseguimos nada. A criança apenas entende que se quer muito algo deve falar “por favor” como se fosse uma senha. 

O mais importante é chegar a compreensão do significado do “por favor”. Por que pedir por favor quando se quer algo. Mais do que um gesto de cortesia ou uma demonstração do quão educada é a criança, pedir por favor demonstra um respeito ao outro. Pouco a pouco, ela vai compreendendo que o outro não está para satisfazer suas necessidades na hora que desejar. 

Ao dizer por favor, ela se da conta que o outro se predispõe a escutar e ajudar. Quando, ao contrário, tudo é pedido como uma ordem, sempre através de imperativo, mantemos alimentado o egocentrismo infantil. Se ao fazer um pedido/ordem é atendida prontamente, entende que o mundo continua girando em torno de si mesma. No lugar de desenvolver a empatia e o respeito com os demais, favorecemos a construção de um sujeito egocêntrico.

Então, como ajudar a criança nesse processo de reconhecimento da singularidade das demais pessoas. Na linguagem, através das chamadas palavras mágicas (obrigada, licença, desculpe, por favor) que são necessárias para estabelecer uma relação cordial e agradável com os demais. E podemos consegui-lo através da leitura de contos infantis. Quais? Sugiro alguns títulos para vocês!

Por favor, Sr Panda

Por favor, Sr Panda é um livro de Steve Antody. Sem dúvidas, o melhor que já lemos sobre a importância de aprender a pedir Por Favor e obrigado. O paciente sr. Panda vai oferecendo rosquinhas aos bichos que encontra pelo caminho. Não fica muito contente com as respostas diretas e pouco educadas que recebe. A questão é: será que alguém merece ganhar uma rosquinha? Vale muito a compra. Laura adora e lemos muitas vezes para ela. 

Sale
Por favor, sr. Panda
  • Antony, Steve (Author)
  • 32 Pages - 12/23/2014 (Publication Date) - Paz & Terra (Publisher)

Diga “Por Favor”

Este é um dos livros da coleção Palavras Mágicas. Um livro muito simples, com muitas ilustrações que mostram à criança em que situações do cotidiano deve pedir “por favor”. Bastante educativo e que vale a pena ter em casa. Temos todos os livros da coleção e sempre os lemos, em especial, quando Laura repete condutas inadequadas. Serve como reforço sobre a importância de dizer “por favor”.

Sale
Diga "Por Favor!" - Coleção Palavras Mágicas II
  • Santos, Suelen Katerine A. (Author)
  • 12 Pages - 05/01/2017 (Publication Date) - Todolivro (Publisher)

Por favor, obrigado, desculpe

Este é um livro que mostra às crianças como aprender boas maneiras pode ser algo bem divertido, especialmente com Leopoldo e Dudu! Leopoldo ajuda Dudu como se comportar em distintas situações do cotidiano, tais como como comer fora, como brincar no parque, como visitar amigos e muito mais.

Sale
Por Favor, Obrigado, Desculpe
  • Bloom, Becky (Author)
  • 36 Pages - 05/28/2003 (Publication Date) - Editora Brinque-Book (Publisher)

História Infantil

Na nossa seção História Infantil, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

Uma casa para caranguejo ermitão

Brincar com livro: Um presente diferente

Quando fazer rodízio de livros em casa?

Livros infantis sobre a primavera. Veja nossas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *