Educação InfantilMétodo MontessoriOrdem em casaSER CRIANÇASER PAIS

A importância do espelho para quarto montessoriano

espelho para quarto montessoriano

Um elemento muito importante no quarto montessoriano, durante os primeiros meses de vida do bebê, é o espelho. E disso vamos tratar nesta publicação. Antes de mais nada, devemos ter em conta que o espelho para quarto montessoriano deve estar no AMBIENTE DIURNO. O que isso significa? Não há muito sentido colocar o espelho em uma zona de descanso, paralela à cama montessoriana, local de descanso do bebê.

O ideal é colocá-lo paralelo a uma tapete de jogos ou a um colchonete, para que possa se mover livremente durante o dia. A ideia é que, nos momentos de jogos e brincadeiras, o bebê possa estar livre de forma progressiva, em um lugar amplo onde se mover livremente no ambiente diurno.

Laura começou a dormir em seu quarto a partir dos 18 meses. Por isso, esse espaço foi sempre utilizado como ambiente diurno. Como vocês sabem, vários estudos tem apontado os benefícios da cama compartilhada e a importância da amamentação noturna para o bebê (leia mais sobre o tema no post sobre Criação com Apego). Sendo coerentes também com a máxima Montessori de “seguir o ritmo da criança”, durante um ano e meio Laura dormiu no nosso quarto. Tínhamos claro que, dessa forma, cobriríamos melhor as necessidades da nossa filha.

Quais as funções do espelho montessoriano na área de movimento do bebê?

  • Permite à criança formar um conceito de si mesmo e se conhecer como ser individual, distinto à sua mãe.
  • Estimula o movimento do bebê, pois, através do espelho, o bebê vê o ambiente e aprende a se mover vendo seus movimentos e os nossos.
  • Fomenta o sentido de lateralidade.
  • Estímulo para levantar sua cabecinha.

Em que altura devemos colocar o espelho para quarto montessoriano?

O espelho para quarto montessoriano deve ser horizontal e adaptar-se às etapas do bebê. A criança deve ter a visão de todo o seu corpinho. Isso lhe permitirá estudar seu próprio reflexo e brincar com seus movimentos. Em poucas semanas são capazes de reconhecer seu reflexo no espelho, o que o ajudará a aperfeiçoar seus movimentos.

  • Desde o nascimento até que comece a se sentar a criança deve se ver no espelho desde sua posição no nível do chão. Dessa forma, o ideal é que esteja no nível do chão.
espelho montessoriano 11

@mamaevirtual

  • Assim que conseguir se sentar, podemos colocar uma barra horizontal, mais ou menos na altura dos ombros do bebê (se ele estivesse de pé). Dessa maneira, quando se sentar, poderá começar a se agarrar para se manter de pé.
espelho montessoriano 10

@mamaevirtual

  • Quando o bebê começa a se manter de pé devemos avaliar se subir um pouco a altura do espelho ou deixá-lo como está. Tudo depende das medidas do espelho. O ideal é que o bebê possa ver todo seu corpo.
espelho montessoriano 13

@Pinterest

  • Quando a criança já sabe caminhar e começa a crescer, podemos mudar o espelho para uma posição vertical, situando-o ao lado do guarda-roupa ou em outro espaço que lhe pareça adequado à decoração do ambiente.

Nós optamos por não colocar a barra no espelho. Chegamos a comprá-la, mas desistimos de fixá-la à parede. Não consigo avaliar se isso tenha afetado ou não a Laura. Na verdade, há muitos espaços de apoio na casa que lhe foram úteis na hora de se levantar para ficar de pé.

Algumas ideias de espelhos montessorianos

Na internet há vários exemplos de quartos montessorianos com espelho. Deixamos alguns dos quais gostamos muito para que inspirem vocês.

>> Na nossa web você encontra muitas dicas de como montar uma casa Montessori com ambientes preparados para fomentar a autonomia das crianças.

tudo-sobre-casa-montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

14 extensões da torre rosa montessoriana para imprimir

A bolsa misteriosa montessori

Cartões de três partes sobre emoções e sentimentos

Organizador de brinquedos ou estante de atividades?

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *