A vitória-régia é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro. É muito popular na região Norte do país. As lendas fazem parte do nosso folclore. São narrativas orais, passadas de geração a geração para explicar fenômenos misteriosos. Muitas das histórias eram construídas em um ambiente fantasioso, quase sempre na floresta, e mostram as crenças da cultura indígena e amazônica. E assim ocorre com a lenda da vitória-régia, uma narrativa que explica a existência dessa flor no lago que se abre em noites de luar.

A lenda da vitória-régia

Conta a lenda da vitória-régia que a lua era um deus que namorava as mais bonitas índias e, cada vez que se escondia, leva algumas delas para serem transformadas em estrela. Naiá era uma linda índia guerreira que sonhava em ser levava pela lua.

Mesmo sabendo que a lua levava as índias e as transformava em estrela, Naiá não se importava. Apenas pensava no momento em que a lua viria busca-la. Era já uma obsessão. Certa noite, à beira de um lago, viu como a lua era refletiva em suas águas. Acreditando que vinha para busca-la, atirou-se nas águas e desapareceu. A lua, comovida com a ternura e inocência da índia, decidiu transforma-la em uma linda planta: a vitória-régia. É por isso que, as flores brancas e perfumadas dessa planta apenas se abrem no período da noite. Essa planta é conhecida como a estrela da noite.

Atividades sobre Saci Pererê para crianças

Lendas Indígenas

E, ainda, se quiser conhecer mais lendas indígenas do nosso folclore, visite o link abaixo:

Lendas indígenas para ler para as crianças

História Infantil

Na seção História Infantil, conheça mais sobre o universo da leitura infantil. Há dicas de livros infantis, contos, fábulas, lendas, parlendas, poemas, literaturas de cordel… Além disso, dicas de recursos lúdicos para a contação de histórias. Todo um mundo de possibilidades para incentivar o gosto pela leitura na infância.  É uma oportunidade única de formar sua pequena biblioteca, selecionando livros infantis interessantes.

Author

Deixe Uma Resposta