lenda do girassol

Compartilho com vocês a lenda do girassol, uma bonita história de amor de uma flor pelo sol. É, através dessa lenda, que se tenta chegar à compreensão de porque o girassol persegue a luz do sol. A partir do texto, sugerimos algumas atividades que podemos fazer com crianças da Educação Infantil a fim de enriquecer a leitura.

A lenda do girassol

A lenda diz que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que era a primeira a aparecer à tardinha, no céu, antes que o sol se escondesse.

E toda vez que o sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.
A lua falava com a estrelinha que assim não podia ser, que estrela nasceu para brilhar de noite, para acompanhar a lua pelo céu, e que não tinha sentido este amor tão desmedido!  Mas a estrelinha amava cada raio do sol como se fosse a única luz da sua vida, esquecia até a sua própria luzinha.
Um dia ela foi falar com o rei dos ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o sol, sentindo o seu calor, eternamente, por todos os séculos.
O rei do vento, cheio de brisas, disse à estrelinha que o seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela.
A estrelinha não pensou duas vezes, virou estrela cadente e caiu na terra, em forma de uma semente.
O rei dos ventos plantou esta sementinha com todo o carinho, numa terra bem macia. E regou com as mais lindas chuvas da sua vida. A sementinha virou planta!
Cresceu sempre procurando ficar perto do sol.
As suas pétalas foram se abrindo, girando devagarzinho, seguindo o giro do sol no céu. E, assim, ficaram pintadas de dourado, da cor do sol.
É por isso que os girassóis até hoje explodem o seu amor em lindas pétalas amarelas, inventando verdadeiras estrelas de flores aqui na Terra.

Atividades para trabalhar a lenda do girassol

A lenda do girassol é muito bonita, não é mesmo? A partir dela, podemos propor uma série de atividades que atendam as curiosidades da criança. Eis algumas sugestões que me ocorrem:

  1. Pintar um girassol, observando as partes da flor, suas cores, formas e texturas.
  2. Pintar a lenda do girassol.
  3. Cartões de três partes com os personagens da história: girassol, estrela, céu, sol, chuva, vento…
  4. Trabalhar os fenômenos da natureza: chuva, vento, brisa…
  5. Atividade de recorte e colagem sobre a lenda. Seria interessante usar apenas papelão e, depois, pintar.

Essas são apenas três sugestões de atividades para trabalhar com as crianças da Educação Infantil. Sempre somos a favor de evitar fichas com uma lista de perguntas de compreensão que não são tão enriquecedoras como as experiências que partem da curiosidade infantil.

Inspire-se em algumas de nossas atividades sobre girassol para Educação Infantil

Atividade de vida prática infantil – Fazer um arranjo de flores com girassol:

Atividade de artes com girassol:

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividades com flores para Educação Infantil

Atividade de artes com girassol para Educação Infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *