A lição em 3 tempos foi utilizada, inicialmente por Edouard Seguin no século XIX e, posteriormente, adotada por Maria Montessori. É a maneira habitual de apresentar novos conceitos e o vocabulário associado a eles.

Vamos ver com um exemplo. Nesse caso, vamos apresentar três objetos: um círculo, um triângulo e um quadrado.

Material:

Círculo, triângulo e quadrado (a ser possível do mesmo material e cor, para isolar o conceito que queremos trabalhar).

Primeiro período

Damos a informação à criança: “Isto é um círculo”.

  1. Pegar o círculo e dizer: “Isto é um círculo”.
  2. Oferecê-lo à criança e repetir “Círculo”, enquanto o examina. É possível que o repita.
  3. Colocar o círculo no tapete.
  4. Repetir com o quadrado e o triângulo.

Segundo período

Damos o vocabulário à criança e lhe pedimos que identifique o objeto correspondente: “Pode pegar o círculo?”

  1. Pedir à criança que sinalize ou que pegue o quadrado.
  2. Se indica outra forma, a sinalizamos e dizemos o nome correto dessa forma, a pegamos, a examinamos e a oferecemos à criança. Depois indicamos o quadrado e dizemos “Cuadrado”, o pegamos, o examinamos e o oferecemos à criança. (É muito IMPORTANTE fazê-lo assim para que a criança não sinta que a estamos corrigindo).
  3. Repetir com o círculo e o triângulo.

Seguimos no segundo período até que a criança maneje bem os nomes dos objetos, o que pode supor vários dias ou semanas.

É importante que o terceiro período não pareça uma prova, por isso devemos esperar até que a criança se sinta, realmente, cômoda com o vocabulário que estamos apresentando e esteja desejoso de comparti-lo conosco.

Terceiro período

Pedimos à criança que nos dê a informação: “O que é isso?”

  1. Indicar o objeto e perguntar a criança: “O que é isso?”
  2. Se ela diz o nome incorreto, voltamos ao passo 2 do segundo período

Se, nessas apresentações, a criança está mais interessada em tocar e explorar o material do que em nomina-lo, talvez precise trabalhar com atividades mais manipulativas como as de Vida Prática e Sensorial. Podemos voltar às atividades de linguagem em umas semanas.

Pontos a se ter em conta:

  •  Cada vez se utiliza um período e seguimos nesse período até que vejamos que a criança está preparada para enfrentar o seguinte período com sucesso.
  • Não se introduzem mais de 2 ou 3 objetos ou conceitos.
  • Há que tentar isolar o conceito, como no exemplo, se queremos trabalhar as formas, tentaremos que a cor, o tamanho, o material dos objetos seja o mesmo.
  • Se a criança se equivoca, nunca devemos dizer-lhe “não” ou “você errou”, mas sim dar-lhe a resposta correta tal e como comentei no passo 2 do segundo período.
  • Podemos fazer muitas variações para manter o interesse da criança, por exemplo, no segundo período podemos brincar de buscar pela casa objetos de forma circular, ou se o que estamos introduzindo são letras, podemos brincar de “Eu vejo…”.

* Texto de Montessori en Casa.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Deixe Uma Resposta