DICAS DE LEITURALivros infantisLivros para pais

A raposa e o camelo – lenda africana para crianças

a raposa e o camelo lenda africana para criancas

A raposa e o camelo é uma lenda africana que tem origem em Sudão do Sul e serve para advertir as crianças da importância que é medir cada um dos nossos atos. Boa leitura!

A raposa e o camelo

Awan era uma raposa muito esperta que adorava as lagartixas. Já tinha comido todas de um lado do rio, mas ela sabia que do outro lado tinha muitas mais. O problema é que Awan não sabia nadar. Depois de pensar muito ela encontrou a solução. Foi ao seu amigo Zorol, que era um camelo e lhe disse:

– Olá Zorol, eu sei aonde tem um campo enorme, e como eu sei que a cevada te deixa louco, eu gostaria de te ensinar o caminho se você me levar em cima.

– Vamos, suba! – Disse Zorol sem pensar duas vezes.

Awan subiu em cima de Zorol e começaram a caminhada. Awan lhe indicou que cruzasse o rio para chegar ao campo cheio de cevada. Logo que cruzaram para o outro lado, Awan mostrou o campo ao seu amigo e foi correndo buscar mais lagartixas. Como o corpo de Awan era pequeno, em pouco tempo já estava satisfeita de comer lagartixas. Foi correndo ao campo onde Zorol estava e começou a gritar e a correr como uma louca.

Os donos do campo, que tinham uma casa próxima dali ouviram os gritos da raposa. Alarmados, eles pegaram pedras e paus e foram em busca da raposa. Ao chegar ao campo, eles descobriram Zorol, o camelo, que desfrutava tranquilamente da cevada. Deram uma paulada fortíssima em Zorol e pensando que já estivesse morto eles se foram.

Awan regressou e quando viu a Zorol no chão disse:

– Zorol, já está anoitecendo. Vamos voltar pra casa!

Zorol respondeu: Por que você fez isso? Por que gritou como uma louca? Quase me mataram por sua culpa.

– É que eu tenho o costume de corre e gritar depois de comer lagartixas, respondeu Awan.

– É isso? Muito bem, vamos pra casa – Disse Zorol.

Awan subiu de novo ao dolorido corpo do camelo. Zorol entrou no rio e começou a cruzá-lo. Quando estava no meio do rio, Zorol começou a dançar. Awan morrendo de medo gritou:

– O que você está fazendo Zorol? Não faça isso, eu não sei nadar!

– É que tenho o costume de dançar depois de comer cevada – respondeu Zorol.

Awan caiu na água e a corrente a levou. Zorol cruzou o rio sem problemas. Dessa forma a raposa recebeu uma boa lição.

* Visto em Guia Infantil

Lendas africanas

Contar lendas africanas às nossas crianças é um modo de fazê-las conhecer um pouco de nossas origens. Através das lendas elas conhecem histórias que foram passadas de geração à geração. Na nossa web há uma seção especial na qual você encontrará diversas lendas africanas. Acesse e escolha uma ou várias para contar a seus filhos:

Dicas de leitura

Na nossa seção Dicas de leitura, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

Os três primeiros anos de vida, por Maria Montessori

Texto sobre Natal em família: "Meu papai é Noel"

Texto sobre a primavera para as crianças

Texto para aniversariante Waldorf: História da ponte de arco-íris

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *