acampamento de ferias em casa 00

Quinto dia de confinamento pelo Coronavírus. Lá se vão cinco jornadas completas dentro de casa com uma criança de 3 anos e meio cheia de energia. Então, vamos de férias. Isso mesmo. Furamos o confinamento montando o nosso acampamento de férias em casa. Ops… em casa? É isso mesmo! Mas quem disse que a casa não é um lugar divertido? Nem imaginam o que aprontamos por aqui.

No dia anterior, já havíamos contado à Laura qual seria o plano do dia. Ela acordou toda animada. Já pronta para brincar. Antes mesmo de montar o acampamento, decidimos preparar os itens necessários para bons exploradores.

De manhã

Começamos o dia fazendo um binóculo com dois rolos de papel higiênico. Esse é um objeto muito útil para levar ao ao acampamento de férias em casa. Laura decidiu pintar os círculos concêntricos de Kandinsky para estilizar o binóculo.

acampamento de ferias em casa 01

Depois, com um tubo de papel alumínio, Laura fez um telescópio. Apenas pintou o tubo de preto. Foi o suficiente para a brincadeira. Nós acampamos sempre no verão, então a pequena sabe muito bem que um telescópio é super útil à noite, pois nos permite ver a Via Láctea, as galáxias e os planetas.

acampamento de ferias em casa 02

Vejam tudo o que conseguimos ver com o telescópio já em funcionamento!

acampamento de ferias em casa 03

Pronto! Momento mais importante do dia: montar a barraca e preparar tudo. Laura ajudou em toda a organização: pegar cadeiras, acender as luzes, organizar os livros, tal como sempre fazemos quando montamos nosso acampamento real.

acampamento de ferias em casa 04

Laura decidiu que já era noite. Então era hora de preparar tudo para explorar com sua boa e velha lanterninha. Insetos começaram a aparecer perto da barraca.

acampamento de ferias em casa 05

acampamento de ferias em casa 07

acampamento de ferias em casa 06

Mas, de repente, fez-se de dia. Depois de uma noite especial, Laura se despertou para tomar o café. Comeu uns ovos deliciosos. Aqueles mesmos que ela tinha pintado no primeiro dia, se lembram?

acampamento de ferias em casa 08

Deu-se conta de que as filhinhas queriam que lesse contos para elas. Então, lá foi ela! Esteve um bom tempo lendo o livrinho do jogo Minha Torre Divertida. O outro livro era Barulhinhos no Jardim, da Usborne.

acampamento de ferias em casa 09

Bom, e vamos explorar o mundo dos insetos. Com as peças de um kit de insetos em miniatura, Laura pode explorar esse universo de distintas maneiras. Ao usar o binóculos se deu conta de que enfocava os insetos que estavam na planta. Foi uma maravilha ver como ela observava cada um deles.

acampamento de ferias em casa 11

acampamento de ferias em casa 12

Cai a noite novamente. O céu está perfeito. Com o telescópio foi possível ver a lua e as estrelas.

acampamento de ferias em casa 13

Antes do almoço, uma coelha esperta passou pelo acampamento de férias, comeu uma cenoura e deixou alguma mensagem em código morse escrito no quadro-negro.

acampamento de ferias em casa 14

acampamento de ferias em casa 15

Almoço terminado. Hora da sesta. Antes um livro muito legal: Meu primeiro Livro dos Animais, das Edições Usborne.

acampamento de ferias em casa 16

De tarde

Laura é uma criança bem tranquila, mas notamos que falta um pouco de atividade de mais movimento para que possa jogar fora a energia acumulada. Programamos, então, um caça ao tesouro em casa. Um sucesso! Super recomendável. Deixarei abaixo nossa proposta, espero que gostem! A cara de satisfação ao encontrar o tesouro já delata como se divertiu com essa brincadeira simples e rápida!

acampamento de ferias em casa 17

E já que estávamos no acampamento de férias, tentamos trazer algum elemento da natureza para a brincadeira. Lembram-se que no primeiro dia de confinamento, ainda voluntário, trazemos para casa uns galhos de árvore. Pois, com um pouco de linha, Laura teceu um bonito enfeite natural.

acampamento de ferias em casa 18

acampamento de ferias em casa 19

Deixo, também, o link dessa atividade para que possam fazer com as crianças em casa:

E vocês se lembram dos insetos em miniatura? No fim do dia, voltaram a ser alvo de observação da mini exploradora. Por si mesma, começou a fazer o pareamento entre as figuras em miniatura e as imagens do livro O Grande livro dos Insetos, de Yuval Zommer. Ela também usou o livro Meu primeiro livro dos animais, das Edições Usborne, quando se deu conta de que não encontrava algum no livro anterior, mas se lembrava que este tinha.

acampamento de ferias em casa 20

Notem como, à medida que foi pareando os insetos nos livros, tratou de enfileira-los do lado direito.

De noite

Eta dia mais largo! Três vezes se fez noite nesse dia. Mas, finalmente, era a noite real. Hora de entrar na barraca, contar histórias para os bebês. Uma noite tranquilíssima!

acampamento de ferias em casa 22

acampamento de ferias em casa 22

Depois de jantar e antes de dormir, lemos três livros. Deixo os títulos abaixo. Os dois primeiros são excelentes. O último só agrada a Laura mesmo!

Veja nossas publicações:

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

30 ideias Montessori de atividades em casa

Brincadeiras em família para fazer em casa

Ideias para brincadeiras em casa

10 Atividades para a quarentena em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *