AtividadesProjetos de ArtesSER CRIANÇA

Aprendendo formas e cores com Joan Miró e suas esculturas

exposicao joan miro 01

Fomos passar uns dias na cidade de Santander (Espanha) e tivemos a oportunidade única de visitar a exposição JOAN MIRÓ: Esculturas 1928-1932. Depois de ter feito o projeto de arte da Frida Kahlo com nossa filha, já estava decidida que o próximo artista seria o Miró. Parecia-me adequado pelas formas e cores de suas obras. Aliás, era propício para o período em que Laura se encontra. Está aprendendo a identificar e distinguir as cores. Ter, então, essa vivência das obras em seu estado puro, antes mesmo de que brincássemos sobre as artes de Miró, é algo maravilhoso.

A exposição reunia, pela primeira vez, mais de 100 esculturas de todos os períodos artísticos de Miró. Também estavam expostos vídeos nos quais contempla seu processo de criação, rascunhos preparatórios de seus trabalhos, fotografias do artista e objetos com os quais criava suas obras. Disposta em ordem cronológica, em cinco espaços, a mostra de arte apresentava uma rica seleção de suas melhores esculturas.

exposicao joan miro 06

Joan Miró e suas esculturas: entre formas e cores

Sobre nossa visita, posso afirmar que nossa filha gostou muito do que viu. Conseguia reconhecer objetos de seu cotidianos presentes nas esculturas de Joan Miró. A exposição era um pouco longa para um bebê, e mesmo para uma criança de até 10 anos. Por isso, com ela fui direto ao que me interessava que visse. Suas esculturas coloridas estavam na última sala.

Chama a atenção a predominância das cores amarelo, vermelho, verde, azul e preto. Além disso, é interessante como reconstrói outras formas a partir de objetos que encontra em suas andanças. Pude mostrar à Laura sua composição, os materiais, as formas e suas cores. Na sala brincamos de identificar as cores e objetos. Ao mesmo tempo, buscava contar-lhe um pouco sobre Miró e sua arte.

Em casa estamos brincando de encontrar objetos da mesma cor. Laura está aprendendo as cores que predominam na arte de Miró. Então, podem imaginar que essa exposição foi um prato cheio para mim que adoro artes, pois posso dar à minha filha a oportunidade de vivenciar o mundo das artes, descobrindo suas formas e cores.

Veja mais algumas imagens da exposição:

Projeto de arte sobre Joan Miró

Depois de fazer o projeto de arte sobre a Frida Kahlo, o próximo artista a pintar por aqui será o Joan Miró. Depois da exposição voltei cheio de ideias. Espero compartilhá-las com vocês quando tudo tiver pronto. Mas já adianto que, terminada a exposição, encontrei, na lojinha do Centro Botín, duas coisas que serão muito úteis: o cubo mágico de obras de Miró e uma marionete.

Cubo mágico de Miró

Cubo mágico desmontável com 9 obras de Joan Miró.

cub-rubik-joan-miro

Marionete

Marionete de madeira baseada no desenho de vestuário do balé “Arlequim”.

marionete branca miro

Enfim, Miró traz um mundo de possibilidades para trabalhar com as crianças. Nós já estamos programando algo bem legal para nossa filha. Espero que vocês também se inspirem e busquem apresentar a arte para seus filhos. Vale muito a pena.

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividade com cores e blocos

Brincadeiras legais para fazer em casa

Aprender geometria com massinha e palitos

Atividade de artes com círculos concêntricos de Kandinsky

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *