Atividades para Educação InfantilDesenhos para pintarSER CRIANÇA

Aprender a desenhar um boneco de palito

desenhar um boneco de palito 05

No que diz respeito ao desenho, uma das primeiras coisas da qual será capaz uma criança é de aprender a desenhar um boneco de palito. Para nós, esse não é um desenho complexo, mas para uma criança sim. Antes de saber desenhar um boneco de palito, ela dever ter um certo domínio no traço de linha e círculo.

E como ter esse domínio? Que atividades posso oferecer a meu filho para que saiba fazer uma reta e um círculo? Vejamos, as atividades sempre podem ser positivas, pois reforçam algo que a criança está aprendendo e tem desejo de saber mais. No entanto, independente se fazemos 200 atividades sobre formas geométricas ou nenhuma, todas as crianças, a seu ritmo, serão capazes de desenhar um boneco de palito. Por quê? Simplesmente porque o mundo é geométrico. Tudo o que vemos tem formas geométricas. Por todos os lados, podemos ver retas, círculos, triângulos, retângulos…

Mas, se você quer algumas sugestões que favoreçam a percepção dessas formas, você pode oferecer atividades de grafomotricidade, de observação, reconhecimento e pareamento de formas.

Outra dica é ler muito. Os livros infantis trazem muitas imagens. Aqueles destinados aos bebês, quase sempre, trazem ilustrações que se compõem de formas geométricas. Ou seja, um urso pode ter uma cara quadrada ou um círculo. Seu corpo pode ser, igualmente, um quadrado ou um círculo…

Aprender a desenhar um boneco de palito

Ainda assim, fique tranquilo que tudo se dá livremente. Basta você sempre oferecer a seu filho giz de cera grosso e deixar que pinte no papel sempre que desejar. Não limite seu desejo de se expressar. Pouco a pouco ele mesmo se dará conta de que pode aumentar seu repertório de figuras.

Quando fazias seus primeiros rabiscos no papel, Laura sempre desenhava uma sequência de retas. Essas se cruzavam por todo o espaço da folha, nos mais diferentes sentidos.

A partir dos 18 meses, por exemplo, nos demos conta de que Laura passou a desenhar círculos. Esses eram sempre feitos por um movimento circular repetido. Todos os seus desenhos passaram a se compor de figuras circulares que nunca se cruzavam entre si.

A partir dos 2 anos, voltou a unir reta e círculos em um mesmo desenho. Ainda assim, acrescentando figuras curvilíneas como se tentasse escrever palavras. De fato, ao fazer os desenhos sempre nominava o que estava desenhando. Deixo duas imagens das evoluções de seus desenhos.

desenhar um boneco de palito 06

desenhar um boneco de palito 07

Então, chegada a essa etapa, bastou que um dia, em uma brincadeira dissesse: “Vamos desenhar a mamãe e o papai?”. Tracei em uma folha de papel um boneco de palito. Pronto. Daí ela só imitou e tem se empenhado em aperfeiçoar o desenho. Sempre se concentra muito quando faz os desenhos.

Primeiro, desenhe uma linha reta.

desenhar um boneco de palito 01

Na extremidade, acima da linha, faça um círculo que será a cabeça.

desenhar um boneco de palito 02

Acrescente pequenos traçados para as pernas e braços.

desenhar um boneco de palito 03

Finalize o desenho colocando olhos e boca.

desenhar um boneco de palito 04

Lindo desenho infantil de um boneco de palito, não é mesmo?

Veja mais dicas de desenhos na nossa seção:

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Desenhos de Zumbi dos Palmares para colorir

Imagens da Consciência Negra para colorir

Desenhos da Patrulha Canina para colorir, pintar e imprimir

Desenhos Do Saci Para Colorir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *