Criação com ApegoDisciplina PositivaEducação EmocionalSER PAIS

Aprender a esperar: a grande lição da maternidade consciente

aprender a esperar maternidade consciente

Esperar. Às vezes é justo isso o que mais nos custa como pais e mães. Saber dar os tempos que são necessários: no desenvolvimento mesmo da criança, em uma birra, nos processos (dormir, controle dos esfíncteres, etc.). Saber esperar é das coisas mais importantes que podemos aprender neste caminho da maternidade e paternidade consciente. Esperar não desde a angústia e a impaciência, mas sim desde a serenidade do que sabe que tudo chega e tudo passa. Desfrutando da espera que já chega no nosso caminho muito cedo, fazendo-nos esperar 9 meses para ter nosso bebê em nossos braços.

Esperar é o primeiro que tivemos que fazer, como se fosse um sinal do que seria tão importante nos anos que viriam e, ainda assim, somos tão impacientes… e a impaciência traz a pressa, a preocupação, a intervenção desnecessária, que dá à criança a sensação de que não é capaz, porque nota a angústia do adulto que pressiona.

Na realidade, de que temos tanta pressa? De que cresçam? Tranquilos, vão fazer, ainda que não queiramos. De que isso tão maravilhoso passe? Tranquilos, vai acontecer. E logo… que?

Saboreemos a espera como o doce presente que é. Abramono-nos a ela. Abracemos os tempos de não ter que fazer nada mais do que observar, desde a conexão e a tranquilidade de que o momento chegará: que a birra vai terminar, que essa etapa passará, que crescerão e aprenderão a organizar, a não gritar, a comer com talheres, a ir ao banho, a dormir toda a noite, a não chorar por tudo…..

E, enquanto isso… observe o que produz a espera. Isso incomoda você? De onde vem tanta pressa interna? O que é que não encaixa do aqui e agora? E vai tomando consciência… Dê-se conta para elevar sua compreensão do momento e de você. Para se conectar mais com você e, por consequência, com seu filho(a). Aprender para poder, algum dia, também desfrutar esperando.

* Texto de Miriam Tirado, jornalista e consultora de criação (@miriamtirado.cat)

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

Perdoe-se, mamãe!

O maravilhoso superpoder que há em você

Coisas normais que são um luxo para as mães

Deixe seus pais envelhecerem sem a responsabilidade de criar os netos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *