Atividades EducativasPedagogia WaldorfSER CRIANÇA

Atividade com a cor amarela para crianças e bebês

atividade com a cor amarela 01

Nesta publicação apresento a vocês uma atividade com a cor amarela de jogo não estruturado. Essa foi uma proposta que fizemos para que Laura possa fixar a cor amarela. Aproveitamos que ela tinha comprado uma boneca anime Wunzee, uma abelha, para integra-la aos demais elementos de jogo que ela já tinha. Daí que reunimos peças soltas amarelas de alguns jogos de construção e montamos um jogo sensorial.

Antes de mostrar como foi a atividade, recomendo que leia os posts:

Atividade com a cor amarela

Poderíamos ter proposto mil e uma atividades com a cor amarela. Pintar, colorir, recortar, colar… tudo que envolvesse essas ações. No entanto, como gostamos muito de fomentar o jogo não estruturado, tendo em conta os grandes benefícios para o desenvolvimento da criança, escolhemos fazer um jogo sensorial.

Para propor essa atividade à criança, não há muita complicação. Basta recolher peças ou materiais soltos na cor amarela. Depois, em um espaço organize-as. Consideramos que é importante oferecer uma proposta de jogo organizada para que a criança possa desconstruir. A organização, na etapa infantil, é algo fundamental para que possa desenvolver sua criatividade e seu raciocínio lógico.

atividade com a cor amarela 02

atividade com a cor amarela 04

atividade com a cor amarela 07

atividade com a cor amarela 08

Desenvolvimento da atividade com a cor amarela

A apresentação da atividade é simples. Uma vez você tenha montado a bandeja com as peças soltas, ofereça à criança em um ambiente tranquilo e cômodo. Deixe que ela mesma explore o jogo e faça o que quiser.

Lembre-se de que, nem sempre, o que você propõe dará certo. No caso desse tipo de atividades, pode ser que você ofereça e a criança não demonstre o interesse esperado. Em outras, você pode se surpreender. E esse foi o caso desta proposta.

Laura brincou um monte. E nos surpreendeu montando seu primeiro trem com os bonequinhos que estavam na bandeja. Enfim, criou ela mesma um autêntico minimundo. Um trem com passageiros e uma ponte tão pequena que ela mesma se deu conta de que não entrava: “Mamãe, não entra!”

Deixo algumas imagens da atividade com a cor amarela. Mas antes, recomendo um post com propostas de atividades sobre cores para que você possa se inspirar:

atividade com a cor amarela 15

atividade com a cor amarela 13

atividade com a cor amarela 14

atividade com a cor amarela 12

atividade com a cor amarela 10

atividade com a cor amarela 16

atividade com a cor amarela 17

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividades para o Dia da Consciência Negra

Atividades da Patrulha Canina para crianças

Por que se ensina a tecer nas escolas Waldorf?

Pareamento de cores da Patrulha Canina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *