Chegou o momento de trabalhar a família silábica do F com a criança. Há várias possibilidades de ensinar a criança a unir os sons da consoante “F” e as vogais “A E I O U” para formar novos sons. Nesta publicação, dou dicas de como introduzir a família silábica do F.

Uma coisa é clara, se você está em busca de fichas para completar, este não é o lugar adequado. Nosso objetivo é que a criança aprenda a partir de atividades interessantes e lúdicas que favoreçam o desenvolvimento da consciência fonológica da letra F, bem como o aprendizado de sua grafia de uma forma leve.

E, antes de passar às explicações, sugiro que clique no link abaixo. Nele você encontra sugestões de atividades com a letra F que são prévias ao trabalho proposto aqui. Vale a pena dar uma olhada e trabalha-las antes com as crianças. 

Família silábica do F

Chamamos família silábica do F o grupo de sílabas formadas a partir da junção do som dessa letra com uma vogal. Fazem parte dessa família silábica o FA, FE, FI, FO, FU.

Família silábica do F

Atividade com família silábica do F

Quando for apresentar a família, a criança deve já ter um bom domínio do som da letra “F”, bem como das vogais. Sugerimos que utilize um alfabeto móvel e objetos em miniatura para trabalhar o som formado a partir da junção da consoante e uma vogal. 

Tenha em conta o tipo de letra que está trabalhando com a criança: letra bastão ou letra cursiva. Se estiver fazendo afterschooling, sugerimos manter o tipo de letra empregada na escola a fim de um resultado mais efetivo. 

Para esta atividade, coloque no lado esquerdo a letra F. A seguir, forme uma fila em vertical com as vogais. E, por fim, separe alguns objetos que tiver por casa que comecem com os sons da família silábica FA, FE, FI, FO, FU. 

Família silábica do f

Na imagem acima, utilizamos a letra bastão. Assim como a árvore silábica montessoriana, a consoante se moverá diante das vogais. Ao colocar a F diante da vogal A, acentue seu som: “fffffffaaaaa”. Pergunte a criança: “Você pode me dar algum objeto que comece com o som “fffffffaaaaa”?”. Esperamos que a criança diga “faca” e entregue o objeto. 

Caso, ela não identifique o objeto ou assinale algum equivocado, não reforce o erro. Repita para que escute novamente o som e encontre o objeto. 

Repita a apresentação com a consoante diante de cada uma das vogais. Veja, abaixo, a mesma proposta com letra cursiva.

Família silábica do fa fe fi fo fu

Caso não tenha objetos em miniatura, pode optar por imprimir imagens que comecem com a família silábica do f.

Cards família silábica do F

Deixamos um arquivo para que você possa imprimir:

>> Cards família silábica do F – FA FE FI FO FU

Cartões de três partes da família silábica do F

Outra opção simples para trabalhar a família silábica do F é utilizar os cartões de três partes Montessori.

Cartões de três partes família silábica do F

Imprima duas o arquivo abaixo.  

>> Cartões de três partes com família silábica do F

Caso seja a primeira vez que utiliza esse material, no seguinte link, você confere todas as explicações necessárias para preparar os cartões de três partes e apresenta-los às crianças.

Como usar os cartões de três partes Montessori para ampliar vocabulário

Quando a criança tiver bem compreendido a formação da família silábica, trabalhe a escrita. Para isso, utilize as letras de lixa, a caixa de areia, o alfabeto móvel e as letras pontilhadas

Moldes da letra F para imprimir

Espero que tenha gostado da nossa dica de atividade de linguagem com a família silábica do FA FE FI FO FU. 

Author

Deixe Uma Resposta