A criança passa por uma série de etapas desde que nasce até se iniciar no processo de leitura e escrita. Nesse período, será a partir dos 2 anos e meio, mais ou menos, quando começa a se dar conta dos sons das palavras. Em geral, percebe os sons iniciais. Quando observamos que está sensível para trabalhar a consciência fonológica, podemos estimular esse desejo através de alguma atividade com letra inicial para Educação Infantil, como a que sugerimos aqui.

Já havia mostrado a vocês, há bastante tempo, a caixa de sons montessori. Trata-se de uma caixa com pequenas gavetas. Cada uma delas corresponde a um som do alfabeto. Dentro de cada gavetinha incluímos miniaturas de objetos cuja letra inicial com o som indicado. Sugiro que leia a publicação abaixo para ver como fazer e usar esse material tão comum em salas de aula Montessori.

Como fazer e usar a caixa de sons Montessori

Dando sequência, encontrei uma ideia muito simples de atividade com letra inicial para Educação Infantil com caixas de fósforo. Achei o máximo e por isso compartilho aqui!

Atividade com letra inicial para Educação Infantil

Para fazer esta atividade você vai precisar de:

  • Caixas de fósforo
  • Miniaturas para os sons do alfabeto
  • Folhas coloridas
  • Caneta preta de ponta grossa
  • Clips para unir as caixas
  • Cola
  • Tesoura

Como fazer uma caixa de sons Montessori com caixa de fósforo?

Vamos ao passo a passo. Separe a quantidade de caixas de fósforo que serão necessárias para fazer a caixa de sons Montessori. Você pode trabalhar com todos os sons ou com alguns deles. Tudo depende do objetivo da atividade.

Atividade com letra inicial para Educacao Infantil

A ideia desta atividade de alfabetização que compartilho estava no Pinterest e, como você pode perceber, se trata de um alfabeto em inglês.

Para fazer a caixa de sons, você utilizará a gavetinha da caixa de fósforo. Para uni-las, @ autor@ da ideia fez uso de clips. Se você não tem desse modelo de clips, pode usar cola ou durex dupla face.

Em folhas coloridas, desenhe as letras do alfabeto. Escolha o tipo de letra a trabalhar (bastão ou cursiva). Recorte cada letra no tamanho da caixinha e cole em seu fundo.

Uma vez pronto, ofereça à criança a caixa de sons e um cesto com todas as miniaturas. Se é a primeira vez que a criança tem contato com o material, pegue um objeto, por exemplo, “leão”. Diga: “Llllleão”. Reforce o som da letra inicial da palavra. Peça-lhe que identifique onde está a letra “L”. Inclua o objeto na caixinha. Pegue outro objeto e continue.

Esta atividade com letra inicial para Educação Infantil pode ser realizada em diferentes etapas do desenvolvimento da linguagem. Com o tempo, a criança deveria ser capaz de reconhecer, por si mesma, os sons iniciais, sem ajuda do adulto. Além disso, podemos incluir mais miniaturas, tantas quantas caibam em cada gavetinha.

Author

Deixe Uma Resposta