Compartilho com vocês, nesta publicação, uma atividade com vogais que faltam na palavra. Essa é uma proposta muito simples de preparar. Não vamos precisar mais do que papel, tesoura e lápis. O mais legal dessa atividade de linguagem é que a criança aprende de forma lúdica e criativa.

Material necessário

  • papel branco
  • tesoura
  • lápis

Atividade com vogais que faltam

Por aqui já temos mostrado a vocês várias possibilidades de atividades com vogais para Maternal e Educação Infantil. A atividade com vogais que faltam é mais uma delas. Está recomendada para crianças que já estejam trabalhando a consciência fonológica.

Primeiramente, vamos trabalhar a criação artística. Ou seja, desenhar. Lápis e papel, a criança desenha o que quiser.

A seguir, podemos conversar sobre o que desenhou. Aproveitando as margens das folhas, escrevemos nomes de animais, pessoas ou objetos que aparecem no desenhos. Com a tesoura, fazemos um pequeno recorte separando as letras. Dobramos para dentro as vogais que queremos esconder.

vogais que faltam na palavra

Para a criança, dizemos: “Aqui está escrito: “L”.. “ur”…” Que sons faltam?” Ela deverá responder “Aaaa”.

A partir daí, trabalhamos a consciência fonológica das vogais das palavras escritas. Neste caso, a criança deve reconhecer as vogais que faltam nas palavras.

Outras possibilidades de brincar

A atividade com as vogais que faltam é tão versátil que podemos aproveita-la segundo o objetivo a ser trabalhado. Por exemplo, podemos trabalhar tanto as vogais como as consoantes que faltam. Também podemos descobrir as vogais de nomes de objetos, de animais e de tantas outras palavras.

Author

Deixe Uma Resposta