Finalmente consigo publicar uma atividade de artes com natureza para Educação Infantil que fizemos há algum tempo por aqui. Na realidade, em nosso blog, você encontra uma série de atividades artísticas e artesanais que fazemos com elementos da natureza. Essa é uma forma de conectar com o natural, mesmo que estejamos em casa.

Dia desses, minha sogra presenteou Laura com uma espécie de rede de galhos que havia encontrado em uma praia durante uma viagem. Pareceu-lhe tão original! E, de fato, o é. Não sabemos dizer como se chama esse tipo de planta, mas percebemos que se assemelha a uma rede de galhos secos.

Decidimos transforma-lo em um objeto de decoração para a nossa casa. Como? Pintando-o!

Como fazer atividade de artes com natureza

Há uma multiplicidade de opções de fazer trabalhos artísticos com a natureza. Nós escolhemos a pintura com esponja. Como o elemento natural era muito delicado e, facilmente, poderia se romper, a esponja foi a melhor decisão.

Material utilizado

Para essa atividade de artes com natureza, foram utilizados os seguintes elementos:

  • Elemento natural
  • Tinta guache
  • Esponja
  • Papel para pintura

Descrevendo a atividade

Não há grandes explicações sobre como fazer, mas sim narrar o processo.

O que fazer com um emaranhado de galhos? Escolhemos a pintura. Como veem, é algo muito frágil. Optamos, então pelo guache, já que, em fusão com a água, se dissolve, não deixando formar grumos. E a esponja por ser mais suave que o pincel.

Foi um acerto. Laura se concentrou bastante. Ficou bem atenta para conseguir pintar todos os detalhes dessa joia natural.

O uso da esponja foi uma boa oportunidade de reforçar a coordenação motora fina e, em especial, o controle da força. Também, permitiu desenvolver a criatividade e a imaginação, a concentração e a atenção. É, sem dúvidas, um novo olhar para a natureza.

Outras sugestões de atividades de artes com natureza

A natureza nos oferece um sem fim de materiais e texturas. O que podemos fazer?

Essas são apenas algumas ideias. Com um pouco de criatividade, essas autênticas peças soltas se transformam em espetaculares materiais para a produção artística.

Author

Deixe Uma Resposta