Borboleta é o tema da vez. Toda primavera é igual. Ir de passeio neste período do ano significa encontrar muitas borboletas voando entre as flores. Laura observa atentamente o bater das asas e suas cores. Corre atrás tentando agarra-las. Parece sempre hipnotizada. Em casa, aproveitamos o interesse. A partir de figuras em miniatura, propomos uma interessante atividade de borboleta com pareamento de cores. Para um bom desenvolvimento da proposta, ainda colocamos à disposição os tabletes da caixa de cores Montessori.

Em nosso blog, há um post dedicado a explicar-lhe esse material tão bonito e interessante do Método Montessori. Nele, você descobre como, a partir do manuseio de tabletes de madeira as crianças aprendem, gradativamente, a paleta de cores. Além da discriminação visual, a caixa de cores Montessori fomenta o trabalho da lógica, a concentração e a memória. Deixo abaixo o link para que você possa ler mais sobre o tema.

Retornando à atividade proposta, Laura devia observar as borboletas em miniatura. A partir daí, relacionar quais as cores que as compõem, fazendo uso dos tabletes da caixa de cores Montessori.

Atividade de borboleta para parear por cores

À disposição, Laura tinha a caixa de cores Montessori de 32 pares. Também as figuras em miniatura. O objetivo era perceber as cores que predominavam em cada uma das figuras de borboleta.

cores das borboletas 02

Para uma criança de 2 anos, pode ser mais difícil encontrar o tom mais próximo àquele presente na figura. Devemos deixar que ela seja capaz de fazer a atividade por si mesma e, no final, se consideramos oportuno, podemos fazer alguma consideração.

Em geral, a criança encontra satisfação em realizar atividades de pareamento de cores. Ela se da conta de que é capaz de classificar objetos a partir de um mesmo critério. Ao finalizar a atividade, a boa filha guardou os tabletes usados na caixa. Daí começou um pareamento espontâneo, colocando cada borboleta sobre o conjunto de cores predominante.

cores das borboletas 04

Enfim, esse é o tipo de atividade de borboleta que gosto muito de oferecer à Laura pois propõe a prática da observação e da concentração.

Outra possibilidade

Em outra oportunidade, usando umas figuras de borboleta que ganhou de sua avó, Laura também trabalhou o pareamento de cores.

atividade-com-borboleta-pareamento-de-cores-01-770x515 atividade-com-borboleta-pareamento-de-cores-04-1024x768

Tenha em conta que você pode propor esse tipo de atividade com qualquer tipo de objeto.

Author

Deixe Uma Resposta