atividade de leitura e escrita 05

Compartilho com vocês uma ideia de atividade de leitura e escrita criativa. Está inspirada em um material,conhecido como Tábua evolutiva de leitura e escritura, que tem sido muito vendido no exterior e que serve de base para que a criança desenvolva uma relação afetiva com as letras. Quando isso ocorre, ela vivencia um amor pelas letras e pelo mundo da linguagem, o que favorece o processo de alfabetização.

O que é a tábua evolutiva de leitura e escritura?

Estou certa de que você ficou curioso(a) para saber o que é a tábua evolutiva de leitura e escritura. Como o próprio nome diz, é uma tábua que convida a criança a LER, CRIAR e ESCREVER.

A tábua retangular se divide em três partes:

  1. LER: a criança lê palavras escritas em minúscula ou maiúscula, em bastão ou cursiva, segundo o que estiver aprendendo.
  2. CRIAR: um espaço para dar asas à imaginação e, usando distintos materiais, recriar a palavra lida.
  3. ESCREVER: um espaço para reproduzir a palavra utilizando o giz sobre o quadro-negro.

Esse é um material original e relativamente caro. Mas como às mamães de plantão não falta criatividade, muitas tem se apropriado da ideia e criado a tábua evolutiva de leitura e escritura para seus filhos. Nós, claro, não ficamos de fora dessa!

Vou mostrar para você como ficou o nosso material e também indicarei alguns que vi pela internet e que ficaram super originais. Tudo reciclado, com bom gosto estético e muito funcional.

Atividade de leitura e escrita criativa

A tábua de leitura e escritura está pensada para crianças que já sabem ler, já que o primeiro que devem fazer é sortear uma palavra e lê-la. Dando um passeio pela internet, em especial no Instagram, veremos como há mães que tem usado o material com crianças pequenas.

Nossa opinião é que o material é muito interessante mas, para as crianças que ainda não sabem ler, deve haver uma adaptação. E isso foi o que fizemos.

Nossa tábua de leitura e escrita ganhou uma parte mais.

  1. IMAGEM: Desenho da palavra a ser trabalhada.
  2. LER: palavra escrita.
  3. CRIAR: espaço para a criação.
  4. ESCREVER: espaço para escrever a palavra.

Para as crianças que não sabem ler, é imprescindível que venha uma imagem para que associe a imagem a um som. É também fundamental que a criança já esteja trabalhando a consciência fonológica. Isso porque é preciso que ela seja consciente dos sons das letras que constituem a palavra.

Começamos trabalhando palavras de uma única sílaba. Darei aqui três exemplos. No primeiro “SOL”. Oferecemos massinha amarela e uma canetinha para a escrita.

atividade de leitura e escrita 01

Laura trabalhou a coordenação motora e fez um círculo para representar o sol. Com a canetinha escreveu a palavra sol.

atividade de leitura e escrita 03

Vale mencionar que eu acompanhei o processo em silêncio. No entanto, na hora da leitura da palavra, eu a falei de forma pausada e reforçando os três fonemas da palavra. Depois falei a palavra em velocidade normal. Foi interessante ver como ela repetia.

atividade de leitura e escrita 02

Através dessa atividade de leitura e escrita a criança aprende que os fonemas são representados por símbolos que, unidos, formam uma palavra que está associada a um ser ou a um objeto.

Outro exemplo foi a palavra “UVA”. Oferecemos miçangas rochas e canetinhas.

atividade de leitura e escrita 04

Com as canetinhas marrom e verde fez o cabinho e a folha do cacho de uva. E com as miçangas, as uvas. Depois escreveu a palavra.

atividade de leitura e escrita 05

Um último exemplo é a palavra “RIO”. E aqui daremos sequência. Fazemos uma palavra ao dia.

atividade de leitura e escrita 06

Como fazer uma tábua de leitura e escritura

Como vocês viram, nossa tábua é muito simples. Estou aproveitando caixas de papelão que tinha em casa para fazer manualidades para Laura. Cortei vários retângulos. Imprimo da internet os desenhos, as palavras e com canetinha faço os traçados das partes para CRIAR e para ESCREVER.

Tenho intenção de, com o tempo, repensar uma forma de ter uma tábua evolutiva que dure para mais tempo e não seja de papelão. Mas, para início de trabalho, está resultando super interessante.

Deixo para vocês outros exemplos originais com essa atividade de leitura e escritura para que vocês possam se inspirar:

tabua evolutiva de leitura e escrita

@brick_clubs

tabuleiro de leitura e escrita

@divertologia

Este material está em consonância com as pedagogias ativas, em especial Waldorf e Montessori.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Como fazer televisão de caixa de sapato passo a passo

Conceitos de pequeno e grande com torre rosa e matrioska

Moldes da letra E para imprimir

Moldes da letra F para imprimir

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *