AtividadesAtividades de Artes

Atividade de pintura com cola

pintura com cola 05

Compartilho uma atividade de pintura com cola. Isso mesmo. No lugar de tinta, vamos usar tão somente cola branca e corantes alimentícios. O resultado é algo único. É igualmente único ver como a criança se concentra observando a mistura de cores que se da ao mínimo movimento de sua mão.

Essa proposta divertida e criativa de artes pode ser feita com crianças a partir dos 2 anos até os 99. Ou seja, para quase todas as idades. Um convite ao relaxamento e à calma.

Material necessário

  • Cola branca
  • Corantes alimentícios
  • Palito de dente, palito de fósforo ou cotonete
  • Tampa de plástico

Pintura com cola

O primeiro é preparar o material. Se a criança é pequena, organize você o material para ela. Quando ela já tem conhecimento das cores primárias e secundárias, pode participar de todo o processo. Isso por quê?

Explico a partir do exemplo de nossa filha. Ela tem 3 anos e meio. Conhece as cores primárias e está em processo de compreensão da mistura das cores e das novas que forma. Ela se da conta de como se formam as cores secundárias. Mas isso apenas no plano da observação. Quando deve aplicar o conhecimento em alguma brincadeira com cores, damos conta de que ainda não passou à aplicação.

Logo, para nós foi importante organizarmos o material antes porque priorizamos colocar um número de gotas de amarelo a mais, para que a percepção das misturas fosse mais facilmente observadas. E, também, organizar as gotas para que as cores primárias pudessem ser misturadas em grupos de pares.

pintura com cola 01

O trabalho da criança é pintar com o palito. É incrível a explosão de cores que se formam ao misturar aquelas poucas gotas.

pintura com cola 02

Laura gostou tanto que pediu para repetir. Ah, vale mencionar que repetiu a brincadeira por três vezes. Duas delas nesta tampa de plástico que foi o melhor resultado obtido. Ao ter as bordas, permitia um maior controle da cola.

Da primeira vez, usei um acetato colocado sobre uma tábua de madeira. Não foi muito bom, porque Laura derramou muita cola e vazou, o que gerou uma verdadeira lambança.

pintura com cola 03

Esse foi o resultado final do último que Laura fez.

pintura com cola 04

Deixamos secar durante alguns dias. E o final ficou assim. Lindo, não é mesmo?

pintura com cola 05

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Pintar arco-íris com espátula

Como fazer carimbo de abacaxi

Como fazer uma máscara africana de papelão

Pintando uma casinha de passarinho para jardim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *