Sempre estamos buscando ideias de atividade de revisão do alfabeto. Uma vez trabalhados os sons e as letras, buscamos formas de avaliar o aprendizado. Uma das várias possibilidades é usar o tubo das letras. Super fácil e simples de fazer, enquanto a criança brinca fazendo o pareamento das letras, podemos averiguar o que já aprendeu e, assim, avançar em novas propostas de atividades.

Só para dar um exemplo, em crianças de 2 anos podemos ver como fazem o pareamento correto das letras. Reconhecem sua forma e estabelecem os pares. Para as maiores que já estejam trabalhando os sons das letras, ao realizar a mesma atividade, nos maravilhamos vendo como, durante o pareamento, reproduzem os sons de cada letra.

Material necessário

Para esta atividade, serão necessários os seguintes materiais:

  • Tubo de papelão
  • Papel para encapar
  • Canetinha ou caneta permanente
  • Adesivos

Atividade de revisão do alfabeto

Esta atividade de alfabetização pode ser feita por crianças entre os 3 e os 6 anos. Trata-se de que possa se familiarizar com as letras ou de revisar o que já foi aprendido.

No caso da Laura, usamos como revisão das letras do alfabeto. Tenha em conta que conhecer as letras do alfabeto não é uma questão de memorizar os nomes e dize-los de A a Z. As grafias são aprendidas com o tempo e a partir de um exercício constante. E podemos fazê-lo de forma lúdica, através de atividades que lhe permitam reconhecer suas formas.

Uma delas é o tubo das cores. Basicamente, utilizei um tubo desses de papel alumínio. Encapei com papel decorado e, com canetinha preta, escrevi as letras.

tubo das letras do alfabeto 03

Em casa já tinha uma cartela de adesivos do abecedário. Esse era o elemento final para o pareamento. Caso você não tenha, pode optar por fazer as letras em adesivos coloridos, ou mesmo em papel A4, recortar e pedir que cole sobre a letra correspondente.

tubo das letras do alfabeto 02

Enfim, aqui deixamos uma ideia. O tubo das letras do alfabeto, perfeitamente, poderia ser qualquer outra coisa que você tenha em casa. O mais importante é o objetivo: parear as letras.

Author

Deixe Uma Resposta