AtividadesAtividades sobre EmoçõesEducação Emocional

Atividade Educativa Infantil – Pedra para falar sobre emoções

pedra para falar sobre emocoes

Eis que temos uma pedra para falar sobre as emoções. Essa é uma excelente atividade educativa infantil que nos permite, em casa, falar sobre o que sentimos nas distintas situações e buscar soluções para  os problemas. Tudo começou a partir da leitura de um livro infantil, tornou-se uma brincadeira e passou a um hábito.

Vocês já sabem que damos muita importância à Educação Emocional de Laura, nossa filha. Desde bebê trabalhamos o reconhecimento e identificação das emoções. Ofertamos diferentes recursos para que possa resolver se acalmar quando reconhece que está chateada ou sentindo raiva. Agora, podemos dizer que subimos um nível mais.

Nossa filha fala com tranquilidade sobre o que sente nas diferentes situações do cotidiano. Podemos conversar, por muito tempo, sobre o que sentimos. E, se as situações são inquietantes ou preocupantes, pensamos soluções para os problemas.

Com minhas palavras: como resolver conflitos a partir do enfoque Montessori

Com minhas palavras (Con mis palabras) é o título do livro de Cristina Tébar Montes, autora do conhecido blog espanhol Montessori en Casa. Está indicado para crianças entre 4 e 8 anos. Nós o compramos antes mesmo de que Laura completasse os 4 anos porque víamos que apresentava dificuldades para compartilhar brinquedos do parque com as demais crianças.

con mis palabras

O livro é, simplesmente, maravilho. Permitiu-lhe entender que pode buscar soluções para os conflitos no parque, propondo turnos com as demais crianças. Por exemplo, no lugar de brigar para usar o balancinho, aprendeu que poderia pedir turno. E isso foi, de fato, importantíssimo.

A partir da leitura do livro, Laura compreendeu que pode manter o equilíbrio nas relações com as demais crianças, convivendo em harmonia e de forma pacífica. No livro, as personagens Mario e Carlota resolvem os conflitos com uso de um “pau para falar”. Quando sentiam raiva, pegavam um pedaço de pau no chão e se sentiam preparados para falar sobre o que sentiam e resolver eles mesmos o conflito. Quem tinha o pedaço de pau na mão tinha o direito de falar sobre o que sentia. Uma verdadeira lição de como aprender a escutar o outro, ser paciente, buscar soluções…

Atividade Educativa Infantil para falar sobre as emoções

Como já sabem, sempre que saímos de passeio, Laura traz seus pequenos tesouros. Um deles era uma pedra. Certo dia, trouxe a pedra e começou a falar como se uma personagem do livro fosse:

Mamãe, eu me sinto triste porque minha amiga não me emprestou o brinquedo dela.

E completou: “Pegue a pedra, é a sua vez.

Então disse: “Eu me sinto contente porque você dividiu comigo o que sentia. Na próxima vez que estiver no parque e sua amiga não conseguir dividir os brinquedos com você, como poderia ajuda-la“.

E foi assim como a conversa fluiu e surgiu nossa atividade educativa infantil para trabalhar as emoções em casa. Agora a pedra para falar fica sempre sobre a mesinha do seu quarto. Cada noite fazemos turnos contando como nos sentimos em distintas situações passadas durante o dia.

Posso lhes dizer que é, simplesmente, um momento único de fortalecimento de vínculo e confiança entre pais e filhos. Estamos super emocionados de ver que depois de tanto trabalhar o reconhecimento das emoções, nossa pequena usa as palavras para falar tudo o que sente nas distintas situações habituais de seu pequeno mundo. E, em momentos de conflito, pensa em soluções para resolver o problema da melhor forma possível.

Uma coisa posso dizer: o trabalho é de formiga, mas o resultado é maravilhoso!

No nosso blog, há uma categoria com variadas atividades para trabalhar as emoções com crianças de 0 a 6 anos.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

O que é a imaginação positiva e como praticar com as crianças

Rotina de exercícios de 7 minutos para regulação emocional

Coroa do Monstro das Cores com papel higiênico

Autoconhecimento na infância: Mamãe, eu preciso me acalmar sozinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *