Compartilho com vocês uma proposta de atividade lúdica para alfabetizar, divertida e bastante original para trabalhar com as crianças. Trata-se do jogo fonético Kaboom. Um jogo de sorte ou azar, como queiramos chamar, que permite à criança aprender as letras do alfabeto de um forma lúdica. Pode ser usado com as crianças a partir dos 5-6 anos e com objetivo de reforçar o conteúdo.

Vamos ao passo a passo e às regras do jogo.

Material necessário

Para elaborar a atividade, você vai precisar de:

  • palitos de picolé colorido
  • canetinha preta
  • recipiente para colocar os palitos

Preparando a atividade lúdica para alfabetizar

Para deixar a atividade de alfabeto em condições, você deve escrever uma letra do alfabeto em uma das extremidades de cada um dos palitos de picolé. Em seis palitos, escreva a palavra “Kaboom” ou outra que preferir. Nesse caso, a palavra indica o som de uma bomba. Por fim, coloque todos os palitos no recipiente com as letras e palavras virados para baixo. A criança não deve ver onde estão as palavras e letras. Daí que seja um jogo de sorte ou azar.

Regras da atividade de alfabeto Kaboom

Como brincar com o Kaboom?

Nessa atividade de alfabeto, algumas regras devem ser tomadas em conta para que tenha eficácia no reforço do aprendizado das letras.

  1. Pode ser jogado sozinho ou em grupo. O número de jogadores deve ser de até 4, tendo em conta o número de palitos no balde.
  2. Cada jogador deve tirar uma letra, lê-la em voz alta. É possível fazer variações, tais como, dizer uma palavra que comece com a letra tirada, emitir o som da letra, pensar uma palavra com a letra e os demais adivinharem qual seria…
  3. Se o jogador puxar o palito com a palavra “Kaboom”, deverá colocar todos os palitos que tirou de volta no balde.
  4. Vence aquele que tenha pegado o maior número de palitos.

O legal dessa atividade é que pode ter em conta o ritmo e a etapa do processo de alfabetização da criança. Podemos propor objetivos simples e complexos. Podemos estabelecer limite de tempo ou deixar que as crianças joguem até se cansar. O que nunca devemos nos esquecer nesse tipo de atividade é estabelecer regras bem claras que facilite o brincar.

Aqui em casa, quando chegar o momento, faremos esta atividade de alfabetização sim ou com certeza. E brincaremos junto com a Laura.

* Visto em The many little joys.

Author

Deixe Uma Resposta