Essa é uma daquelas atividades virais que a gente acaba reproduzindo em casa. Trata-se de uma proposta lúdica e sensorial para contar nos dedos. Para além de usar os dedinhos para contar do 1 ao 5 ou do 1 ao 10, vamos usar luvas de plástico para relacionar números e quantidades.

Essa atividade de matemática é bem simples de preparar e bastante interessante para crianças a partir dos 2 anos. O objetivo é contar o número de pompons e agrupa-los em cada um dos dedos das luva, segundo o número indicado.

Então, não se trata de aprender a contar com os dedos. Aliás, o melhor é que a criança aprenda a contar sem usar os dedinhos como recurso. Nesta atividade sensorial e lúdica, apenas usaremos os dedos para aprender a relacionar o número e suas quantidades.

Vamos preparar tudo?

Material necessário

  • 1 luva de plástico transparente
  • 15 pompons de uma única cor
  • Pedaço de cartão
  • Durex
  • Caneta preta ou azul permanente

Contar nos dedos

O objetivo, como já explicado, é que a criança agrupe a quantidade de pompons em cada um dos dedos da luva. Para isso, enumere cada um dos dedos. Coloque dentro da luva 15 pompons da mesma cor. Por que não usar cores variadas ou uma cor para cada quantidade? Simplesmente, porque o que desejamos é que a criança relacione os números e suas quantidades. Cores diferentes podem acabar induzindo a criança ao erro.

Contar com os dedos

Essa proposta sensorial, permite à criança mover os pompons dentro da luva a fim de conseguir agrupar as quantidades satisfatoriamente.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos!

Author

1 Comment

  1. Benedita Lopes Reply

    Eu gostei muito, pois aproveitei um material para trabalhar onde acabei compartilhando com outra amiga!
    desde já muito obrigada por eu achar vcs!

Deixe Uma Resposta