Desenhar é uma das tarefas preferidas das crianças. E não é à toa. Elas tanto sentem a necessidade de expressar no papel tudo o que estão conhecendo ao seu redor, como também precisam de treinar os músculos das mãozinhas o que será muito útil para o processo de escrita. Como pais e/ou professores, podemos oferecer-lhes diferentes formas de brincar de desenhar. Uma delas é completar o desenho estabelecendo a simetria.

Basicamente, você deve imprimir um dos desenhos para completar e colorir. Nós disponibilizamos imagens em papel quadriculado. Isso ajuda a perceber melhor o espaço que a figura ocupa no espaço da folha. Além disso, as quadrículas orientam a continuidade do desenho.

Essa atividade para completar o desenho é ideal para crianças a partir dos 3 anos e meio, quando já são capazes de plasmar no papel objetos do cotidiano. Também seus traços tendem a ser mais detalhados. Logo, é possível que consiga completar desenhos incompletos. Com idade de 5 ou 6 anos, elas já são capazes de completar a outra metade de maneira quase exata.

Desenhos para desenhar fácil e bonito

Completar o desenho

Para fazer a atividade de completar o desenho e colorir, você precisa imprimir uma das imagens disponíveis. Disponibilize para a criança folha, lápis preto, borracha e lápis de cor.

Atividade de simetria reflexiva

Outras opções de desenhos simétricos para completar

Se quiser evitar a ficha e fazer uma atividade de completar o desenho mais criativa, opte por fazer tudo do zero. Como? É super fácil!

Dobre uma folha A4. Do lado esquerdo, desenhe a metade de uma borboleta. Deixe que a criança complete o desenho do lado direito da folha. Assim, você pode fazer metades de bola, carrinho, lápis, borracha, figuras geométricas, casa…

desenho simetrico de borboleta para completar

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Author

Deixe Uma Resposta