Vamos fazer uma atividade para desenvolver o pensamento matemático? A proposta apresentada nesta publicação é uma estratégia para trabalhar a subitização, que nada mais é do que a capacidade de reconhecer a quantidade de elementos de um conjunto sem realizar a contagem.

A subitização, aliás, é importante para que a criança construa o conceito de número, posto que permite o reconhecimento das relações numéricas, ajuda no desenvolvimento de estratégias de contagem e favorece o aprendizado das operações básicas.

Material necessário

  • Folha A4
  • Rotulador preto
  • Régua
  • Tesoura
  • Caixinha de madeira ou papelão

Como preparar o material

Em duas folhas de papel branco A4, trace uma tabela de 5 colunas e 7 linhas. Em uma delas, escreva os números de 1 a 5, de 1 a 10… Enfim, aqueles com os quais a criança vai trabalhar.

Na outra, desenhe os dados com as quantidades correspondentes aos números escritos na primeira folha.

Para oferecer a atividade, recorte as fichas com os números e coloque-as em uma caixinha de papelão ou de madeira. Disponibilize para a criança, junto com a folha com os desenhos dos dados.

Atividade para desenvolver o pensamento matemático

Para realizar a atividade, a criança apenas deve identificar as quantidades sem contar, tapando cada grupo com seu número correspondente.

Laura fez a proposta com muito entusiasmo. Preferiu separar as fichas de cada número primeiro e, posteriormente, relacionar com as quantidades. Como podemos ver, a própria criança, acaba por organizar o próprio pensamento de forma a cumprir os objetivos das tarefas com sucesso.

Para outras crianças, é possível que se organizem de outra maneira. Tirem as fichas uma a uma, aleatoriamente, e façam a relação com as quantidades diretamente.

É preciso deixar que a criança busque suas próprias estratégias e soluções. Isso as ajuda a estabelecer as conexões mentais para desenvolver a habilidade lógico-matemática.

Essa mesma atividade pode ser feita ao inverso. Uma folha com os números e fichas dos dados para relacionar a quantidade a seu número.

Author

Deixe Uma Resposta