AtividadesAtividades de Coordenação MotoraPedagogia WaldorfReggio Emilia

Atividade para trabalhar a criatividade

provocacao com massinha 01

Compartilho com vocês uma proposta de atividade para trabalhar a criatividade infantil que pode render momentos de entretenimento e ricos em aprendizado. Trata-se de uma provocação com massinha. Uma provocação é uma atividade que une materiais não estruturados colocados à disposição da criatividade da criança.

Basicamente, você deve reunir materiais aleatórios que tenha em casa. Prepare o ambiente e deixe a criança experimentar e criar a seu bel-prazer.

Atividade para trabalhar a criatividade – Provocação com massinha

Para fazer a proposta, usei materiais aleatórios: plantas secas, uma pinha, uma concha, pedras, folhas secas, dois toquinhos, uma rodela de madeira e massinha branca.

Os materiais que escolhi para esta atividade para trabalhar a criatividade, embora evocassem a natureza, não tinham uma relação clara. Alguns deles, como a concha e as pedrinhas trouxemos de algum passeio pela praia. Os demais já os tinha comprado para atividades com materiais não estruturados.

provocacao com massinha 01

A criatividade a serviço do brincar

Eu, simplesmente, amo este tipo de atividade. Isso porque são práticas de preparar e entretem à criança que se diverte criando o que deseja. Observem como ela usou as pedras para fazer um círculo, após ter expandido a massinha pela rodela de madeira.

provocacao com massinha 02

Os toquinhos foram colocados em paralelo. A concha na lateral, ao lado da folha seca. Acredito que, ao começar a criar, a criança não tenha ideia do que está fazendo. Mas, é, no fazer, que tudo começa a clarear.

provocacao com massinha 03

Tanto é assim que, de repente, se levantou e foi a seu quarto. Buscou uma caneta, o tubo de observação, uma abelha. Pegou dois ou três espaguetes no armário da cozinha, uma taça e uma tampa de brinquedo.

provocacao com massinha 04

Nessa fase do brincar, ela passa ao jogo simbólico. Aquela criação que apenas se dava no início, ordenando os elementos disponibilizados, tornou-se uma espécie de casa para abelhas, com uma ponte e tudo o que tinha direito.

provocacao com massinha 05

Dicas de materiais não estruturados

Deixo a indicação de alguns dos materiais que foram usados nesta provocação. Pode ser que lhe interesse ter. Esses materiais valem a pena ter em casa porque podem gerar uma multiplicidade de jogos e podem ser úteis à criança em distintas etapas de seu desenvolvimento, bem como para o aprendizado de vários conceitos em diferentes áreas do conhecimento.

Por fim, convido você a ler uma entrevista super interessante com Macela Sedycias sobre como o jogo não estruturado ajuda a expandir a imaginação.

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Reggio Emilia

Dedicamos uma seção para abordar aspectos da pedagogia Reggio Emilia, bem como trazer propostas de atividades que favoreçam o desenvolvimento de nossas crianças.

Posts relacionados

Espelho exploratório na mesa de luz

Pista de carrinhos com letras do alfabeto

Quantas letras tem seu nome?

Escrever o nome próprio com massinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *