Como nascem os bebês? E os patos? Quando a criança começa a formular essas perguntas, deve obter a resposta mais adequada e objetiva possível. Ela demonstra um interesse sobre como nascem as criaturas. Vale a pena, nesse momento, fazer uma atividade sobre animais vivíparos e ovíparos. Nesta publicação trazemos uma proposta e várias maneiras de prepara-la e apresenta-la à criança. 

Antes mesmo de ir à prática, vamos recordar a diferença entre os animais ovíparos e os vivíparos. Aqueles são animais de fecundação interna ou externa, cujas fêmeas liberam ovos de seus corpos. Os embriões, então, se desenvolvem no meio externo, no interior dos ovos. Alimentam-se das reservas nutritivas presentes em seu interior. São exemplos de animais ovíparos patos, galinhas, sapos, aranhas, formigas, cobras, tartarugas…

Já nos animais vivíparos, o embrião se desenvolve por completo no interior do organismo da mamãe. Alimentam-se e recebem oxigênio das fontes fisiológicas provenientes do sangue materno. Predominantemente, nesse grupo estão os animais mamíferos: os seres humanos, vacas, ovelhas, gatos, cachorros, elefantes…

Agora que já refrescamos a memória, vamos à prática!

Atividade sobre animais vivíparos e ovíparos para Educação Infantil

Nossa proposta está pensada para crianças entre 2 e 6 anos. Há várias possibilidades de apresentação e de realização. Logo, o ideal é observar as necessidades da criança, bem como os interesses e, em especial, as habilidades a serem trabalhadas no momento

Tenha em conta que há vários arquivos que podem ser baixados. Todos estarão indicados por uma seta (>>) e correspondem ao material a ser utilizado para uma ou outra forma de apresentar a atividade sobre animais vivíparos e ovíparos.

Animais ovíparos

Você pode trabalhar, primeiramente, os animais ovíparos. Mostrar à criança alguns dos animais que botam ovos. 

atividade animais oviparos

Tanto pode fazer a atividade com miniaturas como com cartões impressos. Nós pegamos um ovo de plástico que Laura tinha em sua cozinha de brinquedo. Pareceu-nos mais fácil. Caso não o tenha, pegue um ovo cozido de galinha ou de codorna. Isso ajudará a criança a integrar bem o conceito de animais ovíparos, ou seja, animais que botam ovos.

Imprima os cards abaixo. Já deixarei para vocês, tanto os cartões de animais ovíparos, como o de animais vivíparos, já que serão úteis em várias das possibilidades.

animais oviparos
Animais ovíparos
animais viviparos
Animais vivíparos
Cartões com imagens de animais vivíparos e ovíparos para imprimir

Coloque o ovo sobre o tapete de trabalho. Se tiver o alfabeto móvel, escreva a palavra. Caso a criança já tenha bom conhecimento fonológico, convide-a a escrever. Em um cesto, coloque os cartões ou as miniaturas de animais ovíparos. A criança deve nominá-los e coloca-los sobre o tapete. 

Faça o mesmo com os animais vivíparos.

Atividade sobre animais vivíparos e ovíparos

Veja algumas opções de apresentação da atividade, segundo o tipo de material que tenha disponível em casa!

atividade com animais oviparos e viviparos

atividade sobre animais viviparos e oviparos

animais oviparos e viviparos para educacao infantil

Outra opção, caso não tenha o ovo é usar uma base para classificação dos grupos de animais. Deixo três modelos para vocês:

classificacao de animais oviparos e viviparos

Deixo três opções para que possa imprimir:

Consciência fonológica com sons iniciais dos animais. Podemos aproveitar essa atividade de ciências, para trabalhar a linguagem

consciencia fonologica sons iniciais dos animais

Ou os sons finais dos nomes dos animais:

consciencia fonologica sons finais dos animais

Espero que tenham gostado das nossa sugestão de atividade com animais vivíparos e ovíparos para crianças da Educação Infantil!

Author

1 Comment

  1. Yara Garcia de Souza Reply

    Que conteúdo maravilhoso!! Parabéns!!! Já salvei esse site nos meus favoritos para poder sempre retornar aqui.

Deixe Uma Resposta