A melhor maneira de aprender sobre polinização das flores é estar em meio à natureza e observar de perto o trabalho de uma abelha. A cada primavera, junto a Laura nos transformamos em autênticos exploradores da mãe natureza. Abandonamos os materiais que temos em casa e vamos aprender diretamente na fonte. Essa é a ideia central da atividade sobre polinização das flores para Educação Infantil sugerida nesta publicação.

Como se da a polinização de uma flor?

O trabalho mais importante de uma abelha é polinizar a flor. Sem a polinização, as plantas não se reproduzem e os frutos não podem crescer. A abelha pousa em uma flor, recolhe o néctar. O pólen do estambre (parte masculina da flor) fica grudado em seu corpo. Quando visita uma nova flor, este pólen entra em contato com o estigma (parte feminina da flor) é nesse momento em que se produz a polinização.

Atividades sobre flores e abelhas

Atividade sobre polinização das flores

A melhor atividade para entender o processo é visitar jardins floridos na primavera. Nele você verá como as abelhas trabalham intensamente, voando de flor em flor. A atividade é de observação.

Faz falta algum material? Bom, uma boa lupa pode ajudar. Serve também a câmera de fotos do celular. O objetivo é a criança perceber como o corpo da abelha está repleto de pólen.

Atividade sobre flores polinizadas por insetos

Embora não tenha tirado foto, Laura arrancou algumas flores amarelas do jardim e, ao esfrega-las, via como a palma da mão ficava amarela, repleta de pólen.

Atividade sobre polinização das flores

E as abelhas? Não picam? Claro que sim. Por isso a atividade é de observação. Você nem a criança devem se aproximar mais do que o suficiente para observar. Não tem porque tentar tocar no inseto e nem espanta-lo. A abelha está apenas fazendo o seu trabalho e completamente alheia à sua presença. Se ela está tranquila, continuará realizando-o e vocês desfrutando desse lindo processo!

Author

Deixe Uma Resposta