Atividades

Atividades com cores primárias para Educação Infantil

atividade com as cores primarias

Compartilho uma compilação de atividades com cores primárias para Educação Infantil e Maternal. São ideias para que bebês e crianças percebam as cores vermelha, amarela e azul a partir de atividades lúdicas e divertidas. Tenha em conta que, na hora de trabalhar a cor, temos em conta que esse é um atributo dos objetos. Logo, é comum encontrar propostas de classificação e ordem.

Vamos mostrar como, através de distintos materiais, podemos apresentar as cores às crianças!

O que são e quais são as cores primárias?

As cores primárias são aquelas consideradas puras, ou seja, não são produzidas a partir da mistura de outros pigmentos coloridos. Aliás, são elas que dão origem a novas cores e a uma grande variedade de tons. São consideradas cores primárias o vermelho, o amarelo e o azul.

A partir de quando trabalhar as cores primárias na Educação Infantil?

Podemos apresentar as cores primárias às crianças a partir dos 5 ou 6 meses, através do móbile octaedro Montessori. A partir daí, segundo suas habilidades, podemos propor-lhe uma série de possibilidades de trabalho com as cores primárias.

cores primarias

Em geral, as cores podem ser trabalhadas como um atributo dentro da atividade ou brincadeira proposta. Dessa forma, a criança pode discriminar os objetos do jogo a partir de sua cor.

Atividades com cores primárias?

Prontos para ver algumas de nossas sugestões. Tenha em conta observar as necessidades da criança. Ela deve estar preparada para realizar a atividade. Não tenha pressa! Apenas considere que ela percebe a cor através da visão. Através do vocabulário, sempre podemos apresentar as cores como uma característica do objeto. É assim como ela vai adquirindo o conceito de cor como uma característica ou atributo do objeto.

1. Móbile Octaedro montessoriano

mobile octaedro montessori 00

O móbile Octaedro para bebês inspirado em Montessori pode ser apresentado ao bebê a partir das 5 ou 6 semanas de vida, quando sua vista já pode diferenciar algo melhor as cores. São oferecidas as três cores primárias (vermelho, azul e amarelo) que são muito diferentes entre si. Além disso, sua estrutura é em formas geométricas com volume, o que diferencia este móbile apresentado anteriormente, o móbile Munari, que era feito de imagens planas em preto e branco.

Cesto dos tesouros com atributo cor

cesto dos tesouro montessori cor

Podemos oferecer o cesto dos tesouro montessoriano a partir dos 6 meses de idade, quando a criança começa a pegar os objetos. E podemos estender a proposta até os 6 anos. Quando bebê, o objetivo é experimentar com as formas e texturas. Já maiores, o cesto funciona como um conjunto de peças soltas a serviço da criatividade. Ao isolar a cor, colocamos a ênfase nesse atributo.

Classificação de cores primárias

atividade-com-as-cores-primarias-01-1024x768

Atividade simples de classificação das cores primárias. Em uma caixa com divisórias, coloque pequenos pedaços de papeis nas cores primárias. Em outro pote, ofereça pompons para que a criança possa fazer o pareamento.

atividade-com-as-cores-primarias-1024x768

Além de trabalhar as cores primárias, também estimulamos o desenvolvimento da coordenação motora fina. Ah, e os pompons podem ser substituídos por outros objetos (fichas de jogo, pedras coloridas…).

atividade-com-as-cores-primarias-03-1024x768

Caixa de cores Montessori Nr 1

caixa de cores montessori 06

Apresentação da caixa de cores Montessori Nr1. Excelente material para isolar o conceito de cor, em especial, as cores primárias.

Caixa de classificação das cores primárias

caixa para classificacao das cores

Eis uma atividade fácil de fazer. Caixa de sapato, palitos de picolé coloridos e fita adesiva colorida. Proposta de pareamento das cores.

Classificar as cores primárias com pompons

atividade de classificacao de cores primarias com pompom 05

Ainda na mesma linha de classificar e ordenar, eis outra proposta, usando potes nas cores primárias e pompons.

Provocação com a cor amarela

atividade com a cor amarela 07

Isolamos a cor amarela? Eis uma de nossas propostas preferidas. Uma provocação com peças nas cores amarelas dispostas sobre uma bandeja de madeira. O que a criança é capaz de fazer? Viva a criatividade!

Atividade com uma única cor primária

atividade com cor vermelha 03

Essas propostas que isolam as cores é muito interessante. Aqui uma caixa misteriosa com vários objetos na cor vermelha. O que você é capaz de fazer com isso? Essa foi a primeira pergunta. Como Laura já tem aqui 4 anos, foi interessante ver como a atividade se desdobrou em várias outras. Confira no link abaixo:

Blocos lógicos com atributo cor

atividade de classificacao com blocos logicos 02

Os blocos lógicos permitem à criança desenvolver o raciocínio lógico-matemática através do trabalho com os atributos. Ao estudar as características de cada objeto, é capaz de isolar os conceitos. Por exemplo, diferenciar as formas de todas as figuras azuis.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividade de trocar fraldas para crianças

Atividade traçado de linhas com peças soltas

Brinquedo infantil com bolinhas e blocos magnéticos

Como fazer sol de papel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *