É a partir dos seis meses quando o bebê começa a introdução alimentar. As frutas estão entre os primeiros alimentos oferecidos. Durante os primeiros anos, a criança conhece diferentes tipos de frutas e escolhe seus preferidos. Tendo em conta de que esses alimentos fazem parte do seu vocabulário, podemos propor-lhe atividades com frutas para Educação Infantil. Nesta publicação, sugerimos trabalhar a área de linguagem.

1. Pareamento de frutas – Atividade para Maternal

Esta é a atividade com frutas mais simples. Ideal para crianças do Maternal. Trata-se de parear fruta e imagem. Para isso, basta imprimir o arquivo no final da publicação, com os cartões e separar frutas. Você tanto pode utilizar frutas de madeira ou de plástico, como as naturais.

Em casa já fizemos das duas formas, mas confesso que o pareamento com as frutas naturais sempre acaba em comilança e Laura acaba desviando o foco. Como temos algumas peças em madeira, preferimos usa-las.

Atividade com frutas para crianças

2. Atividade de pareamento com frutas cortadas

Como o jogo que temos é de treino da coordenação motora. As partes das frutas vem unidas por um velcro e, com uso de uma faca de madeira, a criança as corta. Então, a ideia é cortar a fruta ao meio e fazer o pareamento com os cartões.

Atividade frutas Maternal

3. Atividade com frutas para Educação Infantil

Um mesmo material pode servir para potenciar o desenvolvimento de uma habilidade específica. Neste caso, trabalharemos a consciência fonológica ou a leitura da palavra, segundo a etapa em que a criança estiver.

Atividade de frutas para Educação Infantil

Primeiramente, ela deve fazer o pareamento. A seguir, deve relacionar o cartão da palavra à fruta. Como cada uma das frutas tem uma inicial diferente, ainda que a criança não saiba ler, será capaz de relacionar a palavra apenas pelo som inicial.

Se a criança tem uma melhor consciência fonológica, será capaz de reconhecer os sons e ler a palavra, relacionando-a à fruta.

4. Pareamento de objeto, imagens e palavra

Este já é um nível mais avançado. Vamos utilizar todos os cartões, bem como as frutas de madeira. A criança deve encontrar em cada grupo as imagens e palavras correspondentes.

Atividade com frutas

5. Cartões de três partes Montessori – Frutas

É sempre uma boa opção, na área de linguagem, trabalhar com os cartões de três partes. Relacionar imagens e palavras. Neste caso, a criança deve relacionar a imagem da fruta inteira, com a imagem da fruta cortada ao meio e com seu nome.

Atividade com frutas Montessori

6. Pareamento de frutas com objetos e desenhos

Há muito tempo, quando Laura era bem pequena, fiz uns cards simples, com desenho mesmo para que fizesse o pareamento. Quis resgata-lo para que você veja que sempre podemos nos adaptarmos da melhor maneira para criar recursos que possam atender às necessidades e interesses da criança no momento.

Fichas de frutas para crianças

Material necessário

Tal como você pode observar nas imagens, usei caixa de papelão e cola bastão para fazer os cartões de pareamento de frutas (atividades de 1 a 4). Economicamente é mais rentável e adequado para o tempo de uso.

E, para os cartões de três partes, imprimi o arquivo e encapei com papel contact para ter maior duração e continuidade de uso.

Espero que tenham gostado de nossas dicas de atividades com frutas para Educação Infantil na área de linguagem.

Author

Deixe Uma Resposta