AtividadesAtividades de AlfabetizaçãoSER CRIANÇA

Atividades com nome próprio para Educação Infantil 3 anos

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 03

Nesta publicação, apresento a vocês propostas de atividades com nome próprio para Educação Infantil 3 anos. Cada uma delas foi elaborada inspiradas na poesia visual de Joan Borra. A partir da exposição da criança a obras tipográficas do artista espanhol, trabalhamos a escrita do nome próprio.

Vale mencionar que nossa filha Laura tem 3 anos e 5 meses. Há alguns meses está no período sensível das letras. Ela está atenta às formas. Tende, quase sempre, a passar os dedos sobre as formas das letras na tentativa de memorizar sua grafia. Também se interessa por músicas sobre as letras.

Muito importante, nesta etapa, é dar à criança ferramentas para que aprenda a ler e escrever as letras mas a partir do reconhecimento dos sons das letras. Geralmente, a criança começa com o reconhecimento do nome próprio. E, por aqui, vamos trabalhando o nome LAURA de distintas formas, de forma que reconheça os sons de cada uma das letras que o compõe.

Aqui elaboramos 4 propostas de atividades com nome próprio que podem ser trabalhadas na Educação Infantil com crianças de 3 anos. Como mencionado, todas elas pensadas a partir da leitura dos poemas visuais de Joan Brossa.

Quem é Joan Brossa?

Talvez seja a primeira vez que você tenha conhecimento de Joan Brossa. Esse foi um poeta espanhol, de língua catalã, que desenvolveu sua obra em diversos gêneros (literário, visual, objetual…). Nascido em Barcelona, o artista se destacou por sua poesia visual e seus cartazes, tornando-se um referente mundial. Utilizando uma técnica próxima ao caligrama, desenvolveu sua poesia visual, quando esse termo ainda nem era utilizado.

Incluiu poemas visuais em seus livros de poesia literária, compondo mais de mil e quinhentos deles. Todo esse material era agrupado e pautado para que tivessem forma de livros singulares. Muitos deles, descontextualizados de seus respectivos livros, foram editados em serigrafia.

Dentro de esse universo tão amplo de poemas visuais, interessa-nos aqueles que trabalham as tipografias das letras do alfabeto. Em especial as que compõem o nome LAURA ou suas recriações do abecedário. Esse é um material bem rico, ideal para usar com as crianças no processo de alfabetização.

Por aqui, as propostas são para crianças de 3 anos. Laura tem 3 anos e 5 meses, logo tudo está pensado tendo em conta seu ritmo, seus interesses e necessidades. Perfeitamente, poderiam ser realizadas tanto por crianças a partir de 2 anos e meio como pelas de 6 ou 7 anos.

Antes de explicar as atividades que fizemos em casa, deixamos aqui as poesias visuais de Joan Brossa que utilizamos com Laura:

Atividades com nome próprio para Educação Infantil 3 anos

Veja quais as nossas propostas de atividades com nome próprio a partir da leitura da poesia visual de Joan Brossa.

Ambiente preparado

Sempre que trabalhamos algum artista em casa, é importante preparar o ambiente para que a criança possa ser exposta às obras. Primeiro, selecionamos as obras. Em seguida, em que espaço da casa podem estar expostas. Em nossa casa, utilizei dois espaços: o corredor e diante da mesinha de trabalho de Laura.

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 00

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 01

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 02 a

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 02

Reconhecimento fonético das letras do nome próprio

Laura está em um momento em que reconhece a escrita do seu nome. Várias vezes a observamos como treina, durante vários minutos, a escrita das letras que compõem seu nome. Esse processo se torna mais fácil, quando a criança é capaz de reconhecer os sons das letras. Em outras palavras, ela deve ser capaz de reconhecer o som da letra e associa-la à sua grafia.

Para esta atividade, separei diversos pequenos objetos que vamos colecionando para a nossa Caixa de Sons Montessori. A criança deve ser capaz de organiza-los a partir do reconhecimento de suas iniciais. Para isso, elaboramos um quadro para que pudesse agrupar os objetos em seu espaço correspondente.

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 03

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 04

Composição as letras

A partir do uso do alfabeto Grimm’s, Laura trabalhou a composição das letras de seu nome. Essa é uma atividade fantástica, já que a criança monta um “quebra-cabeça” com os traços para formar as letras. Dessa forma, ela aprende o alfabeto de forma sensorial.

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 05

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 06

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 07

Teatro de sombra com as letras

Revelar o nome próprio em um teatro de sombras. Fantástico. Aproveitamos para brincar de distintas maneiras. Com os objetos da atividade de reconhecimento fonético, cantamos em português a canção “Alphabet Animal“, do perfil no Youtube Bounce Patrol. Com uma lanterna, colocávamos em foco uma letra. Laura tinha que entoar a canção escolhendo um dos animais que começava com aquela letra. Por exemplo: “L, l, l, l, leão, L, L“.

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 08

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 08 a

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 09

Momento da escrita

Para reforçar a escrita, escolhi as letras pontilhadas do nome próprio. Essa é uma atividade que Laura tem gostado muito de fazer. O importante aqui é que a pega do lápis para a escrita seja sempre a última atividade a ser realizada. Pode se dar que a criança tenha um período de obsessão pela escrita e queira começar por essa. Não há problema. Tenha em conta as suas necessidades reais, sem forçar nem obrigar a nada.

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 10

Atividades com nome proprio para Educacao Infantil 3 anos 11

E lembre-se de que essas são algumas ideias. A partir delas você pode elaborar as suas próprias sempre tendo em consideração o gosto e as necessidades da criança. Pode ser que faça 4 ou 5 propostas e ela só queira fazer uma ou duas delas. Nesse caso, não a obrigue. Ainda é muito pequena. Guarde as atividades para outra ocasião.

Atividades de alfabetização para crianças

Atividades de alfabetização para crianças é uma seção da nossa web, relacionada às atividades educativas, que traz um monte sugestões para o processo de leitura e escritura. Visite:

Posts relacionados

Escrever as letras com o corpo

Letra B para imprimir e colorir

Moldes da Letra C para imprimir

Moldes da letra D para imprimir

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *